Consumidor - Seja um comprador "sem vergonha" e ganhe com isso
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do
Consumidor (Idec), as mulheres mais jovens são as que têm maior dificuldade em
pechinchar, pois acham que o ato indica falta de dinheiro.
Independentemente do sexo ou idade, ser um comprador "sem vergonha", que não tem
medo de pedir desconto, é a melhor coisa para a saúde do bolso. De acordo com o
professor de Finanças da Faculdade de Economia e Administração da Universidade
de São Paulo (FEA-USP), Rafael Paschoarelli*, é preciso pechinchar em qualquer
situação.
Dinheiro é item escasso
Conforme ensina o especialista, quem está na posição de comprador precisa saber
que o item mais escasso no mercado atualmente é o dinheiro. Desta maneira, o
consumidor que está com ele na mão possui o maior poder de barganha numa
negociação, e não o vendedor.
Além disso, Paschoarelli ensina que, na maioria esmagadora das vezes, as lojas
estão dispostas a vender suas mercadorias por um preço menor do que o anunciado.
Também é importante lembrar que os valores enunciados costumam embutir alguma
"gordura", justamente para que as lojas possam reduzi-los, caso os clientes
peçam desconto.
Pesquisar é importante
Ainda segundo o professor, é muito importante pesquisar o preço dos produtos e
serviços em vários lugares antes de se fechar um negócio.
Isso porque os vendedores têm metas a serem cumpridas, sendo que eles ficam mais
ou menos dispostos a negociar, dependendo da situação em que se encontram suas
metas.
Curiosidade
Para se ter uma idéia da importância da pechincha, basta saber que os vendedores
árabes chegam a se ofender caso o consumidor não peça descontos.
* As informações foram retiradas do livro "Como comprar mais gastando
menos", lançado pela Editora Saraiva em 2006.
|