Economizar / Poupar - Supermercados: será que a praticidade dos produtos traz vantagem ao seu bolso?
Atualmente, é comum nos depararmos com inúmeras praticidades nos
supermercados, como produtos em embalagens especiais. Entusiasmados com isso,
acabamos consumindo sem pensar se isso é vantajoso ao nossos bolsos.
Um exemplo clássico deste fenômeno é o papel higiênico: antes, a embalagem de
qualquer marca trazia rolos de 40 metros. Já nos dias de hoje encontramos o
produto em quantidades menores, apesar de o preço continuar praticamente o
mesmo.
Atenção às tentações
De acordo com o consultor financeiro Cláudio Boriola, o comércio possui muitas
maneiras para induzir ao consumo. "Somos influenciados mediante as maravilhosas
formas de pagamento, fantásticas promoções e propagandas que aguçam nossa
vontade de comprar", argumenta.
Além disso, Boriola aponta que os consumidores costumam ser manipulados por
campanhas agressivas de marketing que não os deixam analisar as reais condições
de preço e pagamento. "Qual é a justificativa para se manter o valor de
determinados produtos? Será o perfuminho que antes não existia?"
Para o consultor, muitos motivos levam uma pessoa a comprar, entre eles, os
modismos, o status e o apelo mercadológico do comércio. Portanto, é
fundamental verificar cada detalhe especificado na embalagem e nos cartazes
publicitários e pesar se de fato aquele produto vai oferecer vantagens ao seu
bolso.
Proteção ao consumidor
Conforme prevê o Código de Defesa ao Consumidor (CDC), o consumidor está
protegido contra "a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais
coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou
impostas no fornecimento de produtos e serviços".
A lei ainda protege as pessoas em outros aspectos: "a oferta e a apresentação de
produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas,
ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades,
quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre
outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos
consumidores".
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