Vendas - Reações psicológicas no momento da venda
1- INTUIÇÃ - Use sempre a intuição. Preste muita atenção nas
reações dos clientes. Acredite em si mesmo.
Formule situações favoráveis para os clientes e venda a vida inteira.
2- INSEGURANÇA - Quando não estamos bem, podemos também não
ficar numa boa com os clientes.
Nossos desajustes comportamentais podem gerar insegurança nos clientes e isso
certamente irá interferir no bom andamento dos negócios. A auto-motivação nos
ajuda a vencer obstáculos. O vendedor deve transpirar segurança o tempo todo.
3- ANSIEDADE - Com certeza,. Sua ansiedade irá passar para os
clientes a idéia de que “ Não posso perder esta venda” . Esse sentimento
prejudica as negociações.
4- Não cometa o erro de apresentar soluções antes de os
clientes revelarem seus problemas. Tentando adivinhar suas dificuldades, você
estará perdendo tempo e irritando os clientes. Saiba perguntar. Escute com muita
atenção e fale o necessário.
5- EMPATIA – Achamos que pensam certo as pessoas que concordam
com os nossos interesses.
Portanto, pense igual ao seu cliente, descubra seus desejos, ajude-o a resolver
seus problemas, mostre o grau de utilidade que você representa para ele. Agindo
assim você terá clientes para vendas duradouras.
6- SUPOSIÇÃO - A suposição é uma faca de dois gumes. Pode ser
positiva ou negativa. Use sempre o fio do pensamento positivo, onde tudo é
possível, tudo vai dar certo.
7- Passe para as pessoas, suposições de otimismo, seja positivo
e afirmativo. Não fale de coisas desagradáveis, que acredite poderão acontecer.
Evite previsões nefastas.
8- SUCESSO – Da mesma forma que as pessoas vibram ao tomarem
conhecimento dos sucessos que você alcançou, faça o mesmo com elas e verá de
imediato os benefícios recebidos.
9- Mesmo que você tenha um insucesso, acredite no próximo
cliente. Pode mesmo acontecer que a sua maior venda aconteça com o último
cliente visitado.
10- Alguns traços são importantes num vendedor: saber ser
simpático, usar de muita criatividade, estar bem informado, interessar-se pelos
clientes, ser bom fisionomista, saber gravar fatos importantes ligados às
pessoas de seu relacionamento.
11- Dos traços de importância, um resume a grandiosidade de ser
vendedor: Interessar-se pelos problemas dos clientes. Ao interessar-se pelas
pessoas, todas as técnicas de venda acontecerão normalmente .
Tudo se inicia com perguntas simples do tipo: Em que posso atendê-lo? O que o Sr
deseja?
12- Outro traço importante do perfil do vendedor está
relacionado a jamais discriminar clientes e colegas. O pré-julgamento pode ser
fatal quando não dispomos de informações concretas. Jamais decida na incerteza.
Busque certezas. Diminua ou acabe com as suas margens de erro. Todos merecem o
mesmo tratamento.
13- RACIOCÍNIO – O vendedor deve exercitar o seu raciocínio de
forma rápida e perene, tirar proveito dos benefícios da sua inteligência,
superar os limites já alcançados em vendas.
14- TALENTO – Procure lapidar o seu talento. Lute por tudo que
for capaz. Você pode; basta querer. Torne-se um profissional de qualidade, um
vendedor de verdade.
15- IMAGEM - Valorize a sua imagem, o seu talento, crie e
desenvolva um forte diferencial. Seja um profissional que transmite confiança,
seriedade e credibilidade. Não importa o produto ou serviço que você vende, o
cliente sempre vai comprar primeiro a sua imagem pessoal, a sua confiança, a sua
credibilidade.
Quando a sua imagem é aceita, os outros passos da abordagem ficam mais fáceis no
andamento do processo da venda.
Quando o vendedor sente que foi aceito, suas dificuldades de relacionamento
diminuem.
Referência:
ncm.com.br (Narciso Machado)
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