Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - O segredo do sucesso do CMO: Liderança  

Data: 04/07/2007

 
 

Segundo Greg Welch, chefe do Marketing Officer Practice na Spencer Stuart, empresa de pesquisa e consultoria, o movimento em direção a uma estratégia centrada no cliente mudou para sempre o papel do CMO. Pelo terceiro ano seguido, o tempo médio da gestão do CMO das 100 maiores empresas dos EUA é de pouco menos de dois anos (exatamente 23,2 meses).

Welch afirma que um fator para a dificuldade que um CMO tem para manter seu cargo é simplesmente a crescente expectativa em relação a sua performance. Enquanto no passado era suficiente que um CMO fosse um especialista em propaganda e promoção, Welch diz que o CMO de hoje deve ter um espectro mais amplo de habilidades, incluindo uma excelente capacidade analítica.

No entanto há uma nova safra de CMO que traz o engajamento com o cliente e o valor do cliente do Call Center para o nível da alta gerência – e de lá para toda a empresa, e cita como exemplo Mike Linton da Best Buy. Linton reestruturou a organização para atender a necessidade dos cinco grupos clientes mais rentáveis. Ele deu poder aos funcionários para customizar as ofertas em cada lojas e atender melhor os clientes de maior valor. E mesmo com esse progresso, sua gestão durou até agosto quando a Best Buy passou suas funções de CMO para o VP de Marketing, Barry Judge. Um exemplo de que, muitas vezes, ser o melhor do mercado não é suficiente.

É arriscado simplificar, mas uma coisa é certa: habilidade em liderança é o maior pré-requisito para colocar em prática uma estratégia de cliente tão abrangente dentro da empresa. Somente um verdadeiro líder em marketing consegue essa mudança de visão em todos os níveis da organização.

Mas como um CMO pode ir contra as estatísticas e ter sucesso nessa função? Welch lembra de Cammie Dunaway que sem uma experiência online significativa, começou seu mandato como CMO do Yahoo! em 2003 ouvindo atentamente seus colegas em toda empresa. Desenvolvendo relações por todos os níveis hierárquicos, o CMO consegue angariar ajuda para definir objetivos e expectativas.

O analista sênior do, Forrester Research, Peter King recomenda também outras medidas para um CMO:

  • Definir Grupos de Clientes – ao passar do foco em um produto ou canal de comunicação para um modelo centrado no cliente, o CMO deve concentrar os funcionários em grupos de clientes. Essa abordagem requer o uso análises de dados para conhecer os diferentes clientes e necessidades. (A estratégia do Linton no Best Buy demonstra essa iniciativa)
  • Construir parcerias no nível excutivo – O CMO deve escrever um novo contrato com o CEO para estabelecer o novo papel do marketing focando-se no gerenciamento da experiência do cliente por todos os canais, diz King. É essencial que tanto o CEO como o CMO concordem com as responsabilidades do marketing, e que as comuniquem para toda a organização. Welch também enfatiza que o CMO deve trazer seus pares para o mesmo nível de discussão o mais rápido possível, para que possam estabelecer objetivos e metas reais e mesuráveis. (O comando de Dunaway no Yahoo! é baseado nessas alianças
  • Use métricas centradas no cliente – cada CMO deve decidir qual a métrica mais adequada para sua empresa, mas uma empresa centrada no cliente usará métricas diretas e objetivas, fortemente ligadas ao cliente, começando por medir e acompanhar o valor do cliente. Saber quais os clientes mais valiosos para a empresa permite alocar recursos de modo que gerem mais resultados.
  • Equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo – O CMO deve conseguir ganhos mesuráveis logo no início de sua gestão. Isso traz credibilidade, fator importante para ganhar suporte para os projetos de prazo mais longos.

Procura-se líderes
Mais que habilidades em uma área, o que o CMO de hoje precisa é liderança. É preciso liderança para inspirar outros dentro da empresa e adaptá-la à nova realidade, e vender uma iniciativa centrada no cliente para executivos que normalmente estão concentrados somente em atingir metas internas do departamento.

O CMO deve defender o cliente e comunicar a estratégia de longo prazo da empresa por todos os níveis da empresa. É por isso que Welch, da Spencer Stuart enfatiza que o “escopo desse cargo fez da liderança o maior pré-requisito – tudo depende da liderança”.



 
Referência: 1to1.com.br
Autor: Martha Rogers, Ph.D. - INSIDE 1to1
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :