Carreira / Emprego - Recursos Humanos: em cada parte do mundo, pontos de vista diferentes
Executivos de Recursos Humanos de cada parte do mundo tendem a ter prioridades
diferentes, no que se refere ao planejamento estratégico da empresa. Essas
diferenças podem ser explicadas pelas características econômicas, demográficas e
culturais de cada região, de acordo com o estudo Creating People Advantage: How
to address HR Challenges Worldwide Through 2015, realizado pela consultoria BCG
(The Boston Consulting Group), em parceria com a World Federation of Personnel
Management Associations.
Por exemplo, na América do Norte, eles elegeram como atividades que serão
importantes no futuro "gerenciar talentos", "gerenciar aspectos demográficos",
"otimizar o desenvolvimento da liderança", "gerenciar o equilíbrio entre
trabalho e vida pessoal" e "transformar o Recursos Humanos em um parceiro
estratégico da empresa".
Já os dois grandes desafios apontados pelos entrevistados da América Latina
foram "gerenciar o equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal" e "gerenciar
talentos".
Outras regiões
Já na África, os executivos identificaram "gerenciar talentos", "gerenciar
equilíbrio entre trabalho e vida pessoal", "gerenciar a globalização" e
"gerenciar a diversidade" como prioridades futuras.
Na Ásia emergente, região que abrange as economias chinesa e indiana, as
respostas foram: "gerenciar talentos", "otimizar o desenvolvimento da
liderança", "tornar-se uma organização voltada ao aprendizado" e "gerenciar o
equilíbrio entre trabalho e vida pessoal".
Na Ásia estabelecida, por sua vez, que é formada por países como Japão,
Cingapura e Coréia do Sul, as respostas foram: "gerenciar talentos", "otimizar o
desenvolvimento de liderança" e "gerenciar a globalização".
Por fim, na região do Pacífico, os executivos nomearam como prioridades
"gerenciar talentos", "otimizar o desenvolvimento de liderança", "gerenciar
aspectos demográficos" e "gerenciar mudanças e transformações culturais".
Entenda cada prioridade
Veja o que significa cada prioridade eleita pelos executivos de RH:
- Gerenciar talentos: atrair, desenvolver e reter todos os indivíduos com
alto potencial, independentemente do nível hierárquico em que se encontram;
- Desenvolver a capacidade de liderança: item decisivo para promover o bom
desempenho. Os líderes devem personificar a missão e os objetivos da
empresa, servir como modelos de comportamento e se responsabilizarem pelo
engajamento da equipe;
- Gerenciar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional: diz respeito
aos fatores não financeiros que satisfazem o profissional, como os acordos
que flexibilizam o trabalho;
- Gerenciar aspectos demográficos: com o envelhecimento da força de
trabalho nas economias desenvolvidas, as empresas precisam gerenciar dois
riscos, o de perder competências e conhecimento, devido à aposentadoria dos
profissionais, e o de perder produtividade, resultado do envelhecimento
físico e mental das pessoas;
- Gerenciar mudanças e transformações culturais: quesito fundamental em
processos de importantes mudanças estruturais, tais como de fusão e
aquisição. Com a rapidez das transformações nas empresas, gerenciá-las
efetivamente tornou-se uma competência importante, especialmente para
empresas de setores dinâmicos, como bens de consumo e tecnologia;
- Gerenciar a globalização/ internacionalização: um dos principais
desafios do RH, em um processo de internacionalização, é assegurar que as
pessoas certas estarão nas regiões certas;
- Tornar-se uma empresa voltada ao aprendizado: trata-se de uma vantagem
competitiva, em um mercado dominado pela inovação e pelas mudanças rápidas.
Mas criar esta vantagem requer um planejamento cuidadoso, que assegure que
cada pessoa esteja sendo adequadamente treinada;
- Transformar o RH em um parceiro estratégico: enquanto muitos executivos
de Recursos Humanos afirmaram que suas empresas são eficientes neste tópico
e reconheceram igualmente sua importância para o futuro, executivos que
trabalham fora do departamento reclamam que o RH ainda precisa melhorar,
para agregar valor ao negócio.
Sobre a pesquisa
O estudo foi realizado com 4.471 executivos de RH e de outras áreas em 83
países. O levantamento colheu a opinião desses profissionais sobre 17 tópicos
ligados à gestão de Recursos Humanos.
|