Quase metade dos brasileiros que possuem um cartão de crédito da bandeira
MasterCard não consegue pagar o valor total de fatura. A constatação foi
divulgada pela pesquisa "Voice of the Customer", detalhando que o índice
daqueles que quitam a conta é de 52%, contra 48% que acabam financiando.
Além disso, a empresa informou que aumentou em 184% o volume transacionado desde
2003, puxado, principalmente, pela expansão dos gastos da baixa renda, que passa
cada vez mais a ter acesso ao plástico.
Relacionamento
Por meio de nota, a MasterCard informou que o mercado de cartões de crédito no
País cresce vinculado ao relacionamento entre o banco e o consumidor.
"O estudo mostra que, quanto maior for o tempo em que o cliente é usuário de
cartão, mais chances de ele vir a ter um segundo plástico", explicou Edlayne
Altheman, vice-presidente da MasterCard Advisors no Brasil, lembrando que 50%
das pessoas que possuem um segundo ou um terceiro cartão de crédito o têm porque
o banco ofereceu.
Gasto médio e atração
O levantamento mostra também que a linha de crédito do cartão tem uma grande
influência no gasto médio dos usuários. Quando perguntados sobre quais as
prioridades de características que um cartão deveria possuir, 20% dos usuários
brasileiros responderam que gostariam de um limite maior de crédito, enquanto
25% das pessoas optariam pela proteção contra as fraudes na hora da compra e
apenas 4% gostariam de um programa de recompensas.
Além disso, entre as características que mais atraem os usuários na hora de
buscar um novo cartão de crédito, estão: aceitação (77%), proteção contra
compras fraudulentas (76%), e anuidades baixas ou inexistentes.
Na América Latina e Caribe
O estudo identificou que, na região da América Latina e do Caribe, 67% dos
portadores de cartões possuem um plástico com uma bandeira, enquanto 22% têm
dois deles e 11%, três ou mais.
Quando se tem mais de um plástico na mão, existem critérios para a utilização
deste ou daquele. Dentre outros fatores, estão maior limite de crédito, menor
taxa de juros e maior aceitação no mercado.
Já usos específicos do segundo cartão incluem viagens, acúmulo de prêmios e
compras de maior valor.
Sobre a pesquisa
A pesquisa "Voice of the Customer" foi aplicada com dez mil portadores de
cartões ativos em dez países da América Latina e do Caribe, entre os quais,
Argentina, Bahamas, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Jamaica,
México, Porto Rico e Venezuela.