Para conquistar uma carreira de sucesso e ser competitivo no mercado de
trabalho, é necessário ter certeza sobre sua vocação, ter sólida formação
acadêmica, estar sempre atualizado e ter experiência em diferentes áreas e
empresas. Mas, além de todos estes fatores, será que existe outro diferencial
que ajuda no desenvolvimento profissional?
Ter a ajuda de um mentor é importante na carreira e poucas pessoas contam com
esse apoio. A função do mentor é auxiliar o profissional a desenvolver um estilo
de trabalho com marca própria e construir alianças sólidas e verdadeiras de
longo prazo.
Faz parte deste apoio o planejamento de carreira, orientações gerais, como
políticas internas e networking (rede de contatos), e aconselhamento para
facilitar a tomada de decisões ou a solução de problemas.
“Por seu exemplo, passado profissional, disponibilidade e credibilidade no
mercado, o mentor ajuda o indivíduo nas decisões sobre sua carreira”, explica o
líder das divisões de negócios Hays Procurement e Hays Logistics, Rodrigo
Soares.
Como encontrar um mentor?
O mentor não precisa atuar necessariamente no mesmo setor do profissional nem
precisa ter experiência no mesmo mercado de trabalho. O mentor é uma referência
no seu setor de atuação devido a realizações quantitativas e qualitativas de sua
trajetória profissional.
O mentor pode ser um ex-colega de trabalho, um líder de outra área da empresa
ou até mesmo um amigo. Mas, além da comprovada experiência, ele deve ter algumas
características para poder auxiliar uma pessoa em sua carreira, como não ser
rígido ao dizer o que é certo e o que é errado e apresentar soluções para
encontrar a melhor alternativa.
É importante também enxergar questões de maneira mais ampla e abrangente e
estar disposto a ouvir e ajudar o profissional.
Diferença entre mentor e coaching
De acordo com Soares, há diferenças
fundamentais entre as funções e contribuições de um mentor e as de um
profissional de coaching.
A identificação e a escolha de um
mentor partem da maneira proativa do profissional, que decide quando e com quem
manter essa relação. Já no caso do coaching, a relação é mais distante, uma vez
que em alguns casos ele é indicado pela empresa.
“Outro aspecto importante que
diferencia um e outro é o tempo de duração e o tipo de vínculo que se forma em
cada um dos casos. Em coaching, o relacionamento é mais curto, e até por isso o
vínculo é superficial. Já no caso do mentor, por ser algo perene, criam-se
relacionamentos mais duradouros”, afirma Soares.