Franquia / Franchising - Estágio e desenvolvimento das franquias
Antes de se decidir por uma franquia é importante
entender em que estágio do desenvolvimento ela se encontra, pois isto
influenciará o grau de liberdade que você, como franqueado, terá para gerir o
negócio, assim como o grau de envolvimento e suporte que irá receber da empresa
franqueada. Abaixo discutimos com maior detalhe os quatro estágios de
desenvolvimento pelos quais as franquias podem passar.
Franquias de Primeira Geração |
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Também conhecidas como
franquias de "marca e produto sem exclusividade",
trata-se de franquias em que a ênfase está na revenda ou prestação de um
determinado produto/serviço.
Além de não contar com qualquer tipo de exclusividade, pois os produtos
vendidos na unidade franqueada também podem ser encontrados em outros
pontos de venda, inclusive lojas multi-marca que não pertençam à rede
franqueada, o grau de troca de informações e know-how entre franqueado e
empresa franqueadora é extremamente limitado.
Antes do advento da Lei das Fraquias, a maioria das franquias que se
encontravam neste estágio de evolução não chegavam sequer a celebrar um
acordo formal, de forma que o acordo entre as partes muitas vezes era
apenas verbal. Com o advento da lei e a obrigatoriedade de se celebrar
uma Circular de Oferta entre as Partes, isto mudou e os acordos são
celebrados através de contratos.
Contudo, o que se verifica na prática é que a maioria das franquias que
se encontra neste estágio de evolução, ou desenvolve para um estágio
mais avançado ou acabam fracassando.
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Franquias de Segunda Geração |
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Também conhecidas como
franquias de "marca e produto com exclusividade",
se assemelham às franquias de primeira geração uma vez que a ênfase
continua sendo a licença para uso da marca e revenda do produto ou
prestação dos serviços.
Contudo, o grau de envolvimento entre fraqueado e empresa franqueadora
aumenta, visto que há maior transferência de know-how, com o franqueado
utilizando produtos, equipamentos e insumos oferecidos pela empresa
franqueadora.
Além disto, ao contrário das franquias de primeira geração, existe uma
relação de exclusividade com o franqueado e os produtos ou serviços
objeto da franquia só podem ser encontrados nas lojas que fazem parte da
rede franqueada e que trabalham sobre a marca do franqueador.
O que se constata em geral é que as redes de franquia que se encontram
neste estágio de desenvolvimento acabem evoluindo para franquias de
terceira geração como iremos discutir abaixo.
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Franquias de Terceira Geração |
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Também conhecidas como sendo
franquias de "formato de negócio", as franquias
que se encontram neste estágio se caracterizam por um relacionamento
mais estreito entre franqueado e empresa franqueadora.
Neste tipo de franquia existe uma forte transferência de know-how entre
as partes, que envolve todos os aspectos relacionados ao funcionamento
da unidade franqueada, que vão desde sua instalação até a gestão do
negócio.
Em geral, a empresa franqueadora desenvolve um modelo de negócio
bastante claro que deve ser seguido à risca pelo franqueado. Todos os
processos e etapas incluídos no modelo de negócio são desenvolvidos pela
empresa franqueadora, além de já terem sido testados pela mesma, sendo
apenas transferidos aos franqueados através de treinamento especial.
Além do treinamento inicial, os franqueados podem contar com manuais,
consultorias de campo assim como maquinário e outras ferramentas
necessárias para a condução do negócio. Desta forma, a empresa
franqueadora garante a uniformidade dos serviços e a manutenção de um
padrão mínimo de qualidade, eficiência e produtividade em todas as
unidades de sua rede.
Apesar do franqueado ter uma participação mais passiva na gestão do
negócio, pois deve seguir os modelos adotados pela empresa franqueadora,
ele recebe mais apoio e suporte o que, em geral, favorece o sucesso do
negócio. Vale dizer que este modelo é quase sempre o mais indicado para
pessoas que não têm tanta experiência empresarial e preferem uma relação
mais estruturada com a empresa franqueadora.
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Franquias de Quarta Geração |
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Também conhecidas como sendo
"Redes Inteligentes ou de Aprendizado Contínuo",
este é o estágio mais avançado que uma franquia pode alcançar. Apesar de
também existirem modelos e regras a serem seguidas, neste estágio de
desenvolvimento o franqueado tem mais liberdade de atuação no dia a dia.
A relação entre as partes deixa de ser uma de "comando e controle" como
acontece no terceiro estágio de desenvolvimento e passa a ser uma de que
a empresa franqueadora busca motivar e conscientizar a rede de forma que
cada um identifique formas de melhorar o modelo padrão já existente. Em
outras palavras, o franqueado tem mais liberdade para gerir o negócio,
desde que os fundamentos e valores determinados pela empresa
franqueadora sejam sempre preservados.
Desta maneira, o efetivo funcionamento da rede franqueada se baseia no
estabelecimento de alguns objetivos claros que são compartilhados por
todos os franqueados, e, sobretudo, em um bom relacionamento entre todos
os participantes da rede, que passam a agir mais de forma conjunta do
que individual. A comunicação entre os franqueados é bastante
estimulada, pois contribui para a solidificação do espírito de equipe e
na identificação de soluções para possíveis problemas identificados no
dia a dia do negócio.
Fica evidente que neste estágio de desenvolvimento o franqueado deve
demonstrar mais iniciativa empresarial do que nos demais estágios.
Exatamente por isto o grau de exigência das empresas franqueadas sobre
os possíveis candidatos é maior, o que se reflete no processo de
recrutamento, seleção, treinamento, motivação e monitoramento dos
franqueados.
Apesar de ainda existirem poucas franquias neste estágio de
desenvolvimento, esta é a tendência natural da maioria das redes que se
encontram em estágios anteriores de desenvolvimento. A maior agilidade e
flexibilidade do processo decisório e de gestão do negócio estão em
linha com as necessidades do mundo atual, onde para ter sucesso o
empresário precisa reagir cada vez mais rápido às constantes mudanças
que ocorrem no mercado. |
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