Negócios / Empreendedorismo - 9 maneiras de perder um cliente (se sobrou algum) na internet.
Para as empresas que possuem web site de comércio eletrônico na internet e
ainda não notaram alguns detalhes....
1. Fazer com que seja difícil fazer negócios com você. Se o cliente não
conseguir encontrar rapidamente o que ele procura, se o cliente se perder na
loja e não conseguir nem voltar para a página principal..., bye bye cliente. Ter
uma navegação fácil da página principal até a colocação do pedido e vice-versa é
essencial. Experimente comprar no seu web site, certifique-se que a coisa toda é
realmente fácil, rápida e segura. Quanto mais cliques for necessários para
comprar, mais clientes você irá perder.
2. Oferecer pouca ou apenas uma única forma de pagamento. A não ser que
você esteja vendendo produtos de alto valor agregado, você precisa aceitar
cartão de crédito. Quanto mais opções de pagamento você oferecer ao seu cliente,
maior a chance de fechar uma venda.
3. Perguntar por muitas informações sobre o cliente. Muitos web sites
tentam coletar uma grande quantidade de informações sobre os seus clientes no
momento da finalização do pedido. Não cometa esse erro. Não caia na tentação de
coletar informações que nunca serão usadas. O processo de compra deve ser o mais
rápido possível. Existe outros momentos e ferramentas para perguntar coisas do
tipo, "Onde você ouviu falar da nossa empresa?".
4. Usar software de comércio eletrônico de terceira categoria. Existe
dezenas de softwares de comércio eletrônico disponíveis no mercado. Alguns são
melhores do que os outros. Alguns, do ponto de vista do usuário, são terríveis.
Um processo de compra mal desenhado pode acabar com a venda.
5. O design das páginas. O seu web site parece maravilhoso na tela de
vinte e uma polegadas do programador e designer gráfico, mas será que a coisa
toda ficará boa na tela de um cliente que nem monitor colorido possui? Antes de
colocar o web site no ar, realize períodos de experimentação do site com os seus
clientes.
6. Armazenar o seu web site em um servidor lento. Nada espanta mais
clientes do que páginas lentas para ler. Uma vez que o cliente tenha se decidido
por comprar na sua loja, é vital que o botão de "comprar" esteja próximo e o seu
efeito seja rápido.
7. Não ter informação suficiente sobre o produto. Se os seus clientes
sabem exatamente o que eles procuram, então você não precisa de informações
sobre produtos. Agora, se for o contrário, e o seu cliente não sabe exatamente o
que procura ou o que ele precisa, ele provavelmente não irá assumir o risco de
comprar sem ter informação sobre o produto. Muita informação sobre produtos
nunca é demais.
8. Ter um web site que parece desatualizado. Um web site que pareça
desatualizado será considerado suspeito pelos clientes. Você colocaria um pedido
em um web site que tenha uma mensagem tipo, "Última atualização 15-01-05?".
Inclusive colocar a data do dia na página principal faz o web site parecer vivo.
9. Nenhum contato. Os clientes se sentem mais confortáveis se eles
souberem com quem estão negociando. O link "Contato" na página principal é
essencial para qualquer web site, inclusive o seu. Se você puder colocar fotos
dos seus funcionários melhor ainda. Não deixe de incluir os fatos sobre a
empresa, como história, missão, visão, valores, testemunhais de clientes etc.
Evitar os erros acima não garantem que você irá atrair clientes para loja, mas
certamente irão aumentar as chances de converter visitantes do web site em
clientes.
Referência:
BizRevolution
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