Como fazer a descrição dos Produtos e Serviços do seu Plano de Negócios
Diga quais são os serviços da sua empresa, porque ela é capaz de fornecê-los,
como eles são fornecidos, quem fará o trabalho, e onde o serviço será realizado.
Exponha as características únicas do seu negócio e o que ele tem de especial
para oferecer aos seus clientes. Se você tem tanto um produto como um serviço
que funcionam juntos para o benefício do seu cliente (como por exemplo, garantia
para os produtos que você vende), não deixe de mencionar isso no seu plano. Diga
onde você obterá seus suprimentos e porque estes fornecedores foram escolhidos.
Projete os custos de overhead e despesas com veículos. Você estará
fornecendo o serviço na casa do cliente ou trabalhará num escritório? Quanto
tempo leva o serviço que você fará e quantas destas horas são cobradas do
cliente?
Liste os produtos ou serviços futuros que você planeja fornecer quando sua
empresa crescer. Tente antecipar áreas potencialmente problemáticas e crie um
plano de ação. Você deve declarar todos os direitos intelectuais tais como
direitos autorais, patentes ou registros de marcas nesta seção. Você precisará
fundamentar suas declarações incluindo cópias de fotos, diagramas e certificados
na seção Anexos.
Se você é fabricante ou atacadista de um produto:
- Dê uma descrição detalhada do desenvolvimento do produto a partir do
material ou componente bruto até o item acabado. O desenvolvimento de um
flow chart o ajudará a identificar os diversos estágios de fabricação e
servirá como uma representação visual de desenvolvimento do produto para o
agente financiador. O flow chart o ajudará a desenvolver um cronograma para
demonstrar quando a matéria prima deve ser encomendada, quanto tempo é
necessário no processo de fabricação e quanto tempo está envolvido com a
estocagem, transporte e manuseio.
- Que matéria prima será usada e quanto ela custa? Quem são seus fornecedores,
onde estão localizados e porque você os escolheu? Inclua uma planilha de
custos e registros de encargos na seção Anexos para fundamentar suas
declarações. Embora você possa fazer encomendas a um fornecedor principal,
inclua informações sobre outros fornecedores. Diga como você poderia lidar
com um aumento súbito de encomendas ou com a perda de um fornecedor
importante.
- Como o trabalho será feito, por quem e a que custo? Projete épocas de pico
de fabricação e determine quanto dinheiro será preciso para compras chave.
Você usará projeções de custo do trabalho novamente quando desenvolver o
Fluxo de Caixa na sua seção do Plano Financeiro.
- Descreva seus equipamentos e instalações. Informações sobre veículos,
equipamentos e prédios aparecerão como itens da Folha de Balanço, no Plano
Financeiro. Ao preparar sua Folha de Balanço, você deverá consultar esta
seção para pôr informações sobre valores atuais.
Se você é um varejista:
- Descreva os produtos que você vende e forneça informação sobre as suas
fontes primária e secundária de suprimentos.
- Descreva o processo de seleção do seu produto e explique porque fornecedores
específicos foram escolhidos. Inclua descrições do produto e registros de
encargos na seção Anexos.
- Você pode querer desenvolver um flow chart para demonstrar o processo de
distribuição. Como os produtos que você vende na sua loja chegam do
fabricante através dos canais de distribuição normais da sua indústria para
a loja, para as prateleiras e para as mãos dos clientes? Você tem um sistema
para gerenciar e rastrear o inventário? Que volume de mercadorias você
estoca em inventário, como você determina o valor do seu inventário e quem
será responsável por checá-lo? Consulte novamente esta seção para ter
informação sobre inventário ao completar a Plano Financeiro do plano ou o
formulário de Solicitação de Empréstimo Financeiro do seu agente
financiador.
Exemplo de Apresentação do Produto:
MoltoFreddo é um sorvete de alto teor de gordura (15%). A gordura provém
principalmente da manteiga utilizada, mas também da gema de ovo da composição,
que o caracteriza como um dos poucos sorvetes do tipo francês no mercado.
O sorvete contém também grande quantidade de nata, o que o faz um dos mais
encorpados entre os concorrentes.
O agente adoçante do MoltoFreddo é pura cana de açúcar, enquanto a maior
parte dos concorrentes usa xaropes artificiais ou de milho. Nosso sorvete não
contém quaisquer conservantes ou ingredientes artificiais.
Todos os sorvetes da companhia são extremamente saborosos. A teoria por
trás disso é que o cliente deve ser capaz de identificar o sabor que está
provando e não porque o produto é artificialmente colorido. Os sabores
utilizados incluem extratos naturais de frutas, amêndoas, chocolates e
licores...
1. Ciclo de Vida do Produto
O produto passa por quatro etapas de desenvolvimento: introdução
(nascimento), crescimento, maturação e declínio. Cada estágio apresenta as
características seguintes.
- Etapa introdutória: caracteriza-se pelas elevadas despesas de promoção e
pelo grande esforço por tornar a marca reconhecida pelo mercado. Nesta
etapa, os preços costumam ser mais altos em razão da baixa produtividade e
custos tecnológicos de produção e as margens são apertadas em função do
valor que o mercado se dispõe a pagar.
- Etapa de Crescimento: ocorre a partir do momento em que a demanda pelo
produto aumenta. A relação entre promoção e vendas melhora em função do
aumento nas vendas.
- Etapa de Maturação: neste estágio, a taxa de crescimento das vendas diminui
e tende a se estabilizar, pois o consumidor já se acostumou ao produto e
começa a pressionar por redução de preços. É um momento em que as vendas
brutas se mantêm no nível do crescimento do mercado.
- Etapa de Declínio: esta etapa marca o processo de desaparecimento do produto
no mercado em função do declínio insustentável nas vendas. A velocidade com
que isso ocorre depende de características do produto. Produtos que
incorporam muita tecnologia tendem a decair mais rapidamente e normalmente
são retirados do mercado pelo fabricante.
Você deve especificar em qual estágio do ciclo de vida encontram-se os
produtos da sua empresa.
2. Estratégia de Produto
Esta parte descreve os aspectos-chave contidos na estratégia de produto.
Consiste na maneira como determinar os produtos futuros em função do desempenho
dos atuais, projetar novas maneiras de desenvolvê-los, produzi-los e
distribuí-los aos seus clientes.
3. Produtos Atuais
A descrição do produto no Plano de Negócios deve ressaltar suas
características, atributos e benefícios. Essa parte é de especial interesse dos
investidores, pois eles querem saber qual o diferencial do seu produto com
respeito a concorrência, de que maneira você o produz e quais são os novos
caminhos que a sua empresa deseja trilhar. Em se tratando de um serviço, a
descrição deve ter a mesma natureza.
Você deve fazer uma análise da situação atual de sua carteira de produtos,
bem como suas perspectivas no mercado em que estão inseridos. Para isso, existe
uma técnica muito utilizada em Marketing, apresentada a seguir.
Trata-se da Matriz BCG, do Boston Consulting Group, que possibilita a análise
da carteira de produtos baseada em dois grandes fatores: crescimento de mercado
e participação de mercado.
- Crescimento de Mercado: O produto ou grupo de produtos da mesma linha fazem
parte de um mercado em rápida expansão ou fica em algum lugar entre a área
de crescimento lento e a área de crescimento zero? Utiliza-se o crescimento
de mercado para definir a carteira porque o crescimento força-nos a pensar
no grau de atratividade a longo prazo. O ponto que separa os mercados de
alto crescimento dos de baixo crescimento é bastante arbitrário. Um ponto de
partida aceitável pode ser uma média de crescimento anual de 10%.
- Participação de Mercado Relativa: Seu produto ou grupo de produtos da mesma
linha desfrutam de vantagem na participação de mercado em relação aos
concorrentes mais próximos ou sua participação de mercado relativa é
inferior à da concorrência? Procure dividir seus produtos entre aqueles que
possuem grande participação de mercado e aqueles que não possuem.
Dependendo da situação em relação aos dois fatores anteriores, seus produtos
podem ser:
- Dúvida: Nesse caso, trata-se de produtos com baixa participação de mercado
em um mercado em alto crescimento. Muitas vezes estão relacionados a
negócios nascentes que ainda não têm bem definidos os caminhos a seguir, sem
muita experiência de mercado. Como se encontram em mercados em expansão, a
manutenção da atual participação de mercado demanda altos investimentos, mas
suas vendas relativamente baixas tendem a gerar pouca ou nenhuma receita. Se
você conseguir aumentar significativamente a participação de mercado ao
longo do tempo, o que implica em investir mais, os produtos dúvida podem se
tornar estrelas.
- Estrela: Os produtos estrela são aqueles que possuem alta participação de
mercado em mercados em crescimento. São os produtos ideais, que toda empresa
gostaria de vender. Normalmente demandam grandes investimentos para
financiar a expansão contínua de mercado e eliminar concorrentes em
potencial. A grande vantagem é que sua grande participação de mercado
reverte em geração de receitas para a empresa, com altas margens e lucro.
Geralmente são auto-sustentáveis, pois geram e consomem grande volume de
dinheiro. Deve ser sempre uma prioridade e não deve haver dúvidas em se
fazer investimentos em produtos estrelas.
- Vaca Leiteira: São produtos que possuem uma importante participação de
mercado em mercados de baixo crescimento. Devido as suas vantagens de
participação de mercado, geralmente geram muito dinheiro e o melhor de tudo
é que não demandam muito
investimento . Seus mercados de baixo crescimento geralmente são mais
maduros e os produtos já são bem estabelecidos. É possível portanto
estimular os produtos vaca leiteira a gerar mais caixa e depois reinvesti-lo
para financiar produtos promissores em outros quadrantes.
- Abacaxi: São produtos com pouca participação de mercado em mercados em baixo
crescimento. As receitas e os lucros são muito pequenos e os produtos
consomem muito dinheiro. Embora exijam investimentos periódicos, estes
negócios marginais normalmente nunca geram muito, por isso talvez devam ser
descartados.
4. Tecnologia
Você detém a tecnologia? É um novo e único produto? Utiliza a aplicação de
uma tecnologia? Tem patente, propriedade intelectual etc.? De que maneira essa
tecnologia se encontra disseminada no mercado? Procure responder a essas
perguntas, e ainda, se possuir algum parceiro tecnológico como Institutos de
Pesquisa ou Universidades, cite os mesmos e apresente como ocorre essa
interação. Os detalhes podem ser apresentados na seção de Pesquisa e
Desenvolvimento a seguir.
5. Benefícios e Características do produto e/ou Serviço
A satisfação do consumidor aumenta se ele entende melhor as características e
benefícios do seu produto e/ou serviço. Eles devem ser direcionados a atender as
necessidades e desejos do consumidor no sentido de se diferenciarem daqueles da
concorrência. É importante que seja descrito resumidamente um histórico do
produto ou serviço, a maneira como atendeu aos clientes e que tipo de clientes
foram atendidos. Mostre as vantagens que o produto oferece e que resultados já
foram obtidos em clientes e que benefícios já foram verificados.
6. Pesquisa e Desenvolvimento
Devido a dinâmica dos mercados, da concorrência e das atuais tecnologias, as
empresas de tecnologia dependem do desenvolvimento contínuo de produtos e
serviços. Para se manter competitivo é necessário se manter atualizado quanto às
recentes tendências. Nesse sentido você deve responder às seguintes perguntas:
- Você tem um plano de desenvolvimento de novos produtos ou de novas
tecnologias?
- Você tem estabelecido atividades para se desenvolver?
- Você tem considerado no orçamento os custos de desenvolvimento de produto,
tais como: laboratório, pesquisa, material, pessoal especializado, testes,
etc.?
As pequenas empresas precisam alocar recursos para pesquisa e desenvolvimento
- P&D. É equivocado pensar que somente as grandes empresas devem ter P&D. Hoje
em dia, P&D deve ser entendida como uma função tão fundamental como as
tradicionais, que pode ser executada por uma pessoa ou por uma equipe,
dependendo do tamanho da empresa.
7. Alianças Estratégicas
Faça uma lista das empresas com as quais mantém alianças estratégicas e
descreva a natureza de cada uma delas. Se conta com algum tipo de suporte tal
como consultoria, descreva-o. É importante para os
investidores saber que você não está sozinho. Diga, também, se conta com
suporte jurídico, de assessoria de imprensa, contábil, ou outro qualquer e quem
o fornece.
8. Critérios de Seleção de Produtos
Muitas vezes a empresa lida com um ou mais produtos que não são
suficientemente rentáveis (lembre-se da Matriz BCG). É uma questão difícil de
ser encarada porque se relaciona diretamente com a empresa, porém é uma pergunta
que deve ser feita, pois o fato da empresa não conseguir lidar bem com um
produto, não quer dizer que a empresa seja um fracasso. Este tipo de questão
está relacionada com o planejamento estratégico da empresa.
9. Produção e Distribuição
Neste ponto a ênfase deve ser dada no produto novo: uso de capital, mão de
obra, matéria prima, processo de produção, relações com clientes e fornecedores
e requerimentos de distribuição. Descreva objetivamente os principais aspectos
relacionados a este item. Você pode usar esquemas gráficos para demonstrar todo
o processo. O importante é proporcionar um fácil entendimento de todo
procedimento operacional do negócio. Detalhes específicos devem podem ser
colocados em anexo. Explique de que maneira você irá lidar com o seu atual ou
novo produto, ou como prestará o seu futuro serviço. A especificação dos
equipamentos, laboratório, material e condições de trabalho, assim como seu
preço, podem ser críticos na produção. É preciso determinar a capacidade de
produção e suas instalações.
10. Custos
Explique os seus custos de maneira a mostrar que eles são competitivos em
relação a concorrência. Determine os custos do produto e os expresse em termos
de taxas de produção e de capacidade. Se existe terceirização, explique a parte
que está sendo terceirizada e os componentes de custos.
11. Embalagem e transporte
Deve mostrar que o produto é seguro e protegido. A embalagem tem duas funções
fundamentais: proteger o produto do ambiente externo e diferenciá-lo dos outros
através de uma imagem que contenha elementos de marketing.
12. Serviço pós-venda
Manter contato com o cliente, uma vez efetivada a venda, representa um grande
canal de serviço, através do qual podem ser recolhidas muitas informações do
mercado e identificadas possíveis mudanças que devam ser feitas procurando a sua
satisfação. Serve também como um sinalizador das tendências de mercado. Mostre
como a sua empresa fornece serviços pós-venda aos clientes, quando tiver.