Trabalhar como vendedor não é uma atividade tranquila. Estes profissionais
têm de cumprir metas, conhecer os produtos e serviços, atender e principalmente
conquistar os clientes. Mas por que alguns vendedores são bem-sucedidos e outros
não são?
O presidente do CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas) e
autor do livro “Histórias dos Verdadeiros Campeões de Vendas" (Ed. Ferreira
Negócios), Diego Maia, explica que o que diferencia estes profissionais é a
maneira como lidam com os desafios da carreira.
“É possível diferenciá-los pela forma como estas pessoas encaram seu serviço. Um
vendedor de sucesso faz além das suas possibilidades. Ele também tem
comprometimento com a sua carreira”, explica o especialista.
Conhecimento
Ele acrescenta que um vendedor bem-sucedido busca ter conhecimento e
informações além do que é exigido pela profissão. Maia aconselha que estes
profissionais façam cursos na área ou até mesmo livres, já que em algum momento
as informações extras podem ajudá-los em uma venda.
Ele conta que um vendedor de vinhos conquistou uma rede de restaurantes porque
ouviu os funcionários conversando sobre qual a diferença entre enólogo,
sommelier, entre outras nomenclaturas.
Como esta pessoa tinha conhecimento da área devido aos cursos realizados, ele
explicou a diferença para os funcionários, o que despertou o interesse de um
comprador por este profissional. “Ele tinha um diferencial, por isso conquistou
o cliente”, diz.
O especialista declara ainda que a realização de cursos aumenta o networking do
profissional. Mesmo em cursos não relacionados a vendas, conhecer outras pessoas
amplia as possibilidades de realizar negócios.
Mandamentos
O autor indica 10 atitudes que podem diferenciar um vendedor medíocre de um
profissional de sucesso. “Estas dicas não servem somente para área de vendas,
mas para as outras profissões”, informa.
Preparação: Além de cursos como graduação, pós-graduação, cursos livres
de vendas, marketing, negócios e cursos livres, é aconselhável a leitura de
livros e revistas;
Planejamento de carreira: tenha em mente aonde deseja chegar. Por isso,
estabeleça metas palpáveis. O especialista aconselha que as pessoas escrevam
seus planos, assim não estarão somente no plano das ideias;
Planejamento financeiro: organização financeira é fundamental, já que
muitos profissionais dependem da comissão de vendas. Pense no futuro. Faça
seguro especializado para área e um plano de previdência privada;
Comprometimento: Tenha comprometimento com a empresa, com o produto e com
os clientes. “É mais do que vestir a camisa”, declara Maia;
Aprender com os erros: ao errar, peça o feedback, desde o chefe até o
cliente;
Inovação: inovação não deve ser no sentido técnico ou científico. O
vendedor deve colocar em prática todos os dias alguma ideia nova, como enviar
artigos ou reportagens aos clientes que possam interessar, não almoçar sozinho,
conhecer outros lugares, entre outras coisas;
Networking: deve ser feito tanto com profissionais da mesma área como com
os de setores diferentes. Além de manter contatos com os clientes. “É se fazer
presente. É estar permanentemente em contato com as pessoas”, afirma Maia.
Faça com os outros o que você gostaria que fizessem com você: é
fundamental ter ética. Ajude o cliente a crescer;
Venda e negocie benefícios: é importante enfatizar o que o produto pode
proporcionar ao cliente;
Seja um portador de boas notícias: ninguém faz negócios com pessoas
desmotivadas, por isso deixe os problemas de lado, e não os leve para o cliente.