Negócios / Empreendedorismo - Dicas para administrar seu tempo
Dizem que tempo é dinheiro, e ele é democrático, pois o número de horas é o
mesmo para todos. Por que, então, para algumas pessoas sobra tempo e para outras
falta?
A maneira como encaramos o tempo determina, na maioria das vezes, a forma como o
utilizamos ou como inconscientemente resistimos a fazer uso adequado desse bem
precioso.
Em contato com várias pessoas, identifiquei que algumas gostam de dizer que não
têm tempo, pois acreditam que essa afirmação representa status ao indicar alguém
requisitado e envolvido com várias atividades.
Ser escravo do tempo é típico das pessoas que não o utilizam a seu favor.
Para algumas, o tempo custa a passar, para outras o corre-corre do dia-a-dia faz
com que desempenhem atividades mecanicamente, sem identificar o real sentido ou
objetivo do que fazem.
Robert Hochheiser, em seu livro Aprenda a Administrar seu Tempo Eficazmente,
ressalta que a gestão do tempo não significa abordar somente as atividades
com as quais estamos envolvidos, mas também constitui um processo de
desenvolvimento ao longo da vida e abarca vários aspectos.
Alguns toques:
» Não utilize o tempo como mercadoria barata; “tempo é ouro”, dizia
Benjamim Franklin.
» Aproveite o tempo disponível, muitas oportunidades não se apresentam
duas vezes.
» Faça um planejamento, isso inclui, objetivo, estratégia, prazo e
previsão de obstáculos.
» Estabeleça prioridades e planos de ação.
» Prepare pessoas para poder delegar.
» Regule o perfeccionismo.
» Trabalhe em um projeto de cada vez.
» Organize-se, fazendo listas de tarefas com datas e objetivos. Siga essa
lista com disciplina.
» Organize um bom arquivo e sua mesa.
» Não deixe para depois, a procrastinação é um dos maiores
desperdiçadores de tempo.
» Realize reuniões produtivas, com pauta definida, decisões e ações
assumidas.
» Programe um tempo para ligações telefônicas e tarefas administrativas.
» Diga “não” quando necessário, ponderando e selecionando com cuidado as
vezes em que você diz “sim” ou “não”.
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