Talvez você já tenha visto o termo “Elevator Pitch” em textos ou sites em
inglês sobre empreendedorismo, mas sabe o que significa? Elevator, obviamente
significa Elevador, e Pitch quer dizer Abordagem de Vendas. Desta forma, obtemos
“Abordagem de Vendas no Elevador”.
O elevador representa o tempo que você tem para fazer a abordagem (1 minuto,
a média que você fica dentro do elevador). Portanto, trata-se da abordagem de
vendas que você consegue fazer de seu negócio em 1 minuto. Normalmente isto não
se aplica a produtos e serviços para um cliente, e sim à venda de uma idéia ou
negócio para outro interessado (por exemplo, um investidor).
Qual é a importância disso? Acontece que muitas vezes, 1 minuto é tudo que
você tem para ganhar o interesse de uma pessoa. Você pode ser apresentado a um
investidor, mas não conseguirá agendar uma reunião com ele a menos que naquele
instante desperte seu interesse.
Em reuniões de networking, ter um bom “elevator pitch” também é muito
importante, já que muitas pessoas estarão ouvindo muitas idéias, e um discurso
eficiente atrairá a atenção para você.
Ao preparar sua Abordagem de 1 Minuto, leve em consideração o seguinte:
Mostre empolgação: Ninguém ficará impressionado com seu
plano se você mesmo parece desanimado. Mostre que acredita e tem paixão pela
idéia, evitando exageros teatrais.
Cuidado com o tempo: Se seu texto é muito longo, ou você
“sai do roteiro” para entrar em detalhes, poderá ser interrompido e sua idéia
não ficará completa. O texto deve ser simples e objetivo.
Não se esqueça de pedir: Você precisa de um investidor? De
um parceiro de negócios? De uma referência? De tempo para uma apresentação
detalhada? Deixe isso claro no final do discurso.
Aborde todos os pontos chave do negócio: É quase um plano de
negócios resumido. Mostre que fez seu dever de casa falando brevemente sobre o
produto, mercado potencial, modelo de receita, equipe e vantagens competitivas.
Também é importante deixar claro como sua idéia resolverá uma necessidade ou
problema dos outros.
Treine, treine, treine: Escreva sua abordagem, decore-a, e
faça o discurso para amigos, familiares e outras pessoas de confiança. Eles lhe
ajudarão a identificar erros no raciocínio e você se acostumará com o texto.
Crie frases chamativas, com cuidado: Dizer “nosso serviço
vai mudar a forma das pessoas se comunicarem” pode ser interessante caso sua
idéia realmente seja inovadora, mas dizer “vamos tirar as operadoras de
telecomunicações do mercado” mostra falta de seriedade.