Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Mentoring valoriza o profissional 

Data: 17/09/2007

 
 

Nos últimos anos, o termo mentoring passou a fazer parte do dia-a-dia do universo corporativo e, cada vez mais, vem conquistando a simpatia entre executivos e lideranças. E por que será que isso vem ocorrendo? Se pararmos para observar essa metodologia com um pouco mais de atenção, vamos entender o motivo de todo esse destaque. O mentoring passou a ser utilizado pelas empresas porque, em alguns casos, se tornou uma ferramenta mais completa do que os tradicionais treinamentos.

Na prática, é um processo que estimula a reflexão sobre a tomada de decisão, além de dar apoio ao indivíduo na revisão ou na análise de seu comportamento. Auxilia ainda a repensar em como o profissional pode alcançar os objetivos almejados, agregando valor à performance e aos resultados de suas ações. Vale salientar que o papel do mentor é acompanhar o desempenho do profissional e orientar, conseqüentemente, o seu desenvolvimento. Para alguns executivos ou líderes, esse tem sido o melhor caminho para aprimorar tanto a vida profissional quanto pessoal, uma vez que ambas acabam se interligando naturalmente.

Como não existe empresa sem conflito, o mentoring também se tornou um forte aliado na valorização dos relacionamentos interpessoais e da comunicação. E isso é fácil de ser justificado. Como esse processo trabalha o comportamento das pessoas, é capaz de identificar onde o profissional está errando com sua equipe e como pode reverter essa situação, além de orientá-lo em como se posicionar e defender sua visão em determinadas situações. Por outro lado, é bom lembrar que como todo esse conjunto de ações práticas resulta em mudanças, torna-se necessário que tanto o mentoriado quando a empresa, onde o mesmo atua, estejam dispostos a adotar novos comportamentos e terem receptividade aos processos de mudanças. Sem isso, o trabalho nunca irá gerar os resultados esperados e será "perda de tempo".

Segundo Chip R. Bell, autor do livro Mentor e Aprendiz - Líderes Bem-Sucedidos Ajudam Seus Colaboradores a Crescer e se Adaptar, Editora M. Books, as organizações estão aprendendo que o crescimento dos colaboradores é a chave para a retenção dos talentos. "Um estudo mostra que 38% de todos os profissionais que não passam por um processo de mentoring, em menos de um ano buscam uma nova oportunidade em um novo emprego. Estudos mostram ainda que os profissionais que passam pelo processo de mentoring são promovidos mais rapidamente", comenta. Vale salientar que o escritor já prestou consultoria e atuou como treinador em empresas de peso como IBM, Microsoft, Merrill Lynch, Ritz-Carlton, State Farm, Chevron, Lockheed-Martin, Pfzer, Lucent, Harley-Davidson, Victoria's Secret e muitas outras grandes organizações.

Através de sua experiência, o Chip R. Bell afirma que ao colocar em prática o mentoring, o líder mostra que se preocupa com os membros de sua equipe e o reflexo desse trabalho torna os profissionais mais abertos às mudanças e encoraja a criatividade e a inovação dentro das companhias - características fundamentais para empresas que querem se tornar competitivas no acirrado mercado. Dentre as características que ele defende e considera fundamental para um mentor, destaca a presença de humildade, curiosidade e coragem. Nesse contexto, também se encontra a importância da valorização do feedback, pois esse pode ser considerado peça-chave para o sucesso do processo. Essa última característica do mentoring deve ser sempre uma constante , uma vez que auxilia o entendimento mútuo - entre mentor e mentoriado - dos valores e trocas de experiências. O feedback amplia ainda a consciência do profissional que recorre ao mentoring, porque desperta os valores trabalhados na sua vivência.

Para defender seu posicionamento em relação ao mentoring, o escritor baseia-se na abordagem CADE - ceder, aceitar, e expandir, pois para manter os melhores profissionais em sua equipe, o líder precisa aprender a atuar como mentor e essas competências tornam-se indispensáveis para o dia-a-dia de uma liderança. Chip R. Bell afirma que existem algumas abordagens inovadoras para se conduzir o mentoring e que hoje há ótimas ferramentas de auto-avaliação para a liderança medir seus próprios pontos fortes ou fracos. Com isso, o mentor poderá reavaliar seu trabalho e corrigir eventuais falhas que estejam comprometendo os resultados esperados. "Penso que ajudar pessoas a aprender é uma necessidade essencial para os líderes da atualidade", conclui.



 
Referência: rh.com.br
Autor: e-Learning
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :