Banco / Cheque / Conta - Problemas com os bancos? Veja como evitá-los
É verdade que problemas entre bancos e clientes existem e também que eles são
muitos. Encerramento de contas sem pedido, débitos posteriores ao fechamento ou
valores cobrados indevidamente. Estes são alguns dos erros mais comuns cometidos
pelas instituições.
No entanto, você sabia que pode evitar estes problemas? Veja abaixo as dicas da
Pro Teste sobre como largar na frente e se prevenir, antes mesmo de entrar em
conflito com a instituição, para que sua relação com ela se torne cada vez mais
forte e com mais vantagens.
Largue na frente!
Veja abaixo quais atitudes pode tomar para não ser alvo de falhas de atendimento
dos bancos:
- Evite emitir cheques pré-datados, para que eles não sejam depositados
antes do prazo combinado.
- Preencha de maneira legível os envelopes de depósitos, os quais ajudarão
na identificação de valores, em casos que for preciso comprovação.
- Depois de retirado os comprovantes do caixa, sempre tire uma cópia, já que
eles costumam apagar com o tempo.
- Não aceite venda casada, prática em que lhe é oferecido um serviço somente
mediante aquisição de outro.
- Nos saques em caixas eletrônicos, tome cuidado ao digitar as senhas.
- Por fim, evite a clonagem do cartão de crédito ao não permitir que o
plástico seja usado por outra pessoa em um terminal.
Encerramento de conta
Para encerrar a conta, a melhor coisa a fazer é se programar. Verifique se ainda
existem financiamentos e cheques pré-datados na praça, o que tornará o processo
mais longo, e qual o procedimento padrão a ser tomado com o banco. Quando for
possível o encerramento por telefone, não se esqueça de anotar o dia, hora e o
número do atendimento.
Depois disso, deixe na conta o saldo suficiente para quitar os débitos com
cheques e outras contas que ainda serão descontadas. Informe que não utilizará
mais talões de cheques e cartões e, o mais importante, devolva-os. Não esqueça
de informar que não utiliza mais a conta, caso isso não aconteça, haverá
continuidade da cobrança de tarifas.
Os débitos automáticos devem ser cancelados. Informe para a prestadora de
serviço que a conta a ser debitada mudou. Desta maneira, você evitará que
débitos sejam realizados após o encerramento da conta.
No caixa automático
Alguns erros de valores podem acontecer no caixa automático, como quando a
quantia creditada for menor do que a depositada. Neste caso, o melhor é fazer
uma reclamação por escrito ao banco, com o comprovante de depósito e o valor na
conta. Se a conta ficou negativa por causa do erro, o banco não pode cobrar
juros.
Outro engano que pode ocorrer é quando o pagamento foi feito no caixa, mas houve
erro no sistema e ele não pôde ser efetuado. A instituição deve pagar os valores
e ainda eventuais encargos cobrados. Sempre tire o extrato da conta se houver
dificuldade em conseguir o comprovante de pagamento.
Em alguns casos, um saque que o cliente não fez é debitado da conta. A primeira
coisa a ser feita, nesta situação, é confirmar se o cartão foi roubado, o que
indicará que você deve informar o banco sobre o caso. Bloqueie o cartão e anote
o número do protocolo. Nos demais casos, a responsabilidade pelo saque é do
próprio cliente.
Cheque especial
Os bancos podem escolher a quem concederão determinados benefícios e é por isso
que somente eles determinam os limites dos cheques especiais de seus clientes. A
diminuição deste limite acontece quando o consumidor utiliza muito o valor e não
arca com as dívidas.
Quando o limite for reduzido, os consumidores deverão ser avisados com um prazo
de 30 dias de antecedência, no mínimo. Quando o limite é diminuído sem
aviso-prévio, você deve reclamar, por escrito, ao gerente do banco e exigir os
valores anteriores.
Ainda neste caso, se algum cheque for devolvido, o cliente pode exigir que o
banco seja responsabilizado e arque com os custos, além de haver possibilidade
de indenização.
Referência:
febraban.org.br
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