Se você decidiu abrir uma microempresa com a finalidade de curtir a vida,
verá, mais cedo ou mais tarde, que optou pelo caminho errado. Empreender,
sobretudo no Brasil, significa vencer desafios diários e trabalhar muito para
que seu investimento não se desmanche pelo caminho.
Principalmente no início, você deverá se envolver nas tarefas e desempenhar
várias funções. Mas, e depois, com sua equipe estruturada, poderá se afastar?
Confiança mútua
A resposta, neste caso, é: depende! Caberá a você, como empresário e líder de
sua equipe, analisar o momento pelo qual sua empresa passa e a importância de se
manter mais próximo.
E proximidade aqui não significa apenas assumir uma postura de cobrança, a
famosa tática de "pegar no pé". Manter-se junto ao grupo, "arregaçar as mangas"
e realizar o trabalho com os seus funcionários pode representar um ponto
decisivo para o treinamento do grupo e desempenho de sua empresa.
A iniciativa, além de extremamente motivadora para seus funcionários, pode ainda
abrir novas portas junto à clientela.
Você quer um exemplo? Pois bem. Imagine um consultor de Recursos Humanos, que
começou suas atividades prestando seus serviços pessoalmente em empresas de
pequeno e médio porte.
Diante da ampliação do número de clientes, ele contrata dois outros funcionários
para apoiá-lo na consultoria. Será que a solução é a mais acertada?
Fidelização
Buscar o apoio de outros profissionais, ampliando o quadro de funcionários de
sua empresa, é algo natural e recomendável. Porém, para isso você deve efetuar
um planejamento. Além de analisar o efeito desta medida no orçamento de sua
empresa, você deve pesar o reflexo disso no andamento do trabalho.
Pense, principalmente, nos clientes que já possui. Evite uma mudança drástica e
coloque-se no lugar deles: conversavam com você sobre tudo, discutiam problemas
e aguardavam seu aconselhamento. Como poderão ter esta mesma relação com alguém
diferente, que surgiu do dia para a noite?
Por isso, faça a transição gradativamente. Mostre que com os novos contratados
os serviços ganharão inovação e muitas melhorias. Para isso, estes profissionais
podem acompanhá-lo em suas visitas, para que conheçam seus clientes e sua
metodologia de trabalho. Desta forma, você manterá seu padrão, seu perfil de
atendimento, e terá a oportunidade de oferecer novos serviços. Lembre-se o
quanto seus clientes são importantes para sua empresa!
O trabalho apertou? Entre em cena!
É importante que, mesmo com uma equipe estruturada, você se mantenha sempre
próximo, avaliando os resultados e, principalmente, o "clima" dentro do grupo.
Um outro exemplo: a quantidade de serviço aperta em sua empresa, em razão de um
contrato fechado de repente e com um prazo nada razoável. Para amenizar o clima
de agitação e ansiedade da equipe, experimente participar mais do cumprimento
deste cronograma, em vez de cobrar demais. O resultado será imediato.
Evite o hábito de mandar fazer
Por mais que isto lhe pareça tentador, evite se acomodar na postura de sempre
mandar alguém fazer algo. Lembre-se que um empreendimento precisa de qualidade
para dar certo, e isto se conquista com muito trabalho.
Você pode, e deve, priorizar outras tarefas e dedicar um tempo da sua agenda a
compromissos que lhe tragam realização. Mas não deixe sua empresa de lado.
Afinal, você é o maior interessado no sucesso deste empreendimento, certo?