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Negócios / Empreendedorismo - 6 Dicas para melhorar o fluxo de caixa da empresa 

Data: 17/11/2008

 
 

Um dos desafios do dia-a-dia da pequena empresa é lidar com o paradoxo abundância-escassez. E não me refiro apenas ao fluxo de negócios, mas também ao fluxo de caixa da empresa. Por isso, reuni sete idéias para melhorar o fluxo de caixa da pequena empresa.

Fature prontamente

Você fica tão ocupado em tocar a empresa e cumprir prazos que não consegue encontrar tempo para faturar os clientes regularmente? Acredite, você não é o único. Um empresário conhecido meu às vezes adia o envio de faturas de pequenos serviços de reformas residenciais até chegar próximo ao prazo do pagamento dos tributos mensais da empresa, e é nessa hora que ele percebe não ter dinheiro suficiente para cobrir suas obrigações.Se você ainda não implantou um sistema, comece (ou atribua um funcionário para começar) a faturar projetos regularmente. Ao aceitar projetos longos, negocie antecipadamente pagamentos regulares em vez de deixar o montante devido se acumular até a conclusão do contrato.

Crie incentivos para que o cliente pague mais rápido

Algumas pequenas empresas podem reduzir significativamente o tempo de espera do pagamento oferecendo desconto para pagamento antecipado. Já recebi faturas de fornecedores que ofereciam descontos de 1% ou 2% para pagamento em 10 dias. Se eu tivesse mesmo que pagar a fatura em 30 dias, provavelmente assinaria logo um cheque para conseguir aquele desconto extra. Bom para meus objetivos de negócios, bom para o fluxo de caixa também.

Evite desde logo clientes que demoram a pagar ou que não pagam

A melhor forma de evitar problemas de fluxo de caixa pela falta de recebimento de pagamento é nem fazer negócio com o tipo de cliente que não paga ou que demora a pagar. Assim, se você tiver algum grande cliente à vista, faça seu trabalho de casa antes. Peça referências de crédito e não esqueça de conferi-las. Entre em contato com outras empresas que trabalham com aquele cliente. Também é uma boa idéia contratar serviços de verificação de crédito de organizações como a CheckExpress que pode ter seus serviços acessados diretamente dos aplicativos do Office.

Prefira permuta a dinheiro

É possível reduzir o impacto no caixa imediato se você precisar de produtos ou serviços de alguém e conseguir permutar por seus próprios produtos ou serviços. Obs.: Esta não é uma forma de redução de obrigações tributárias — ainda é necessário relatar o valor da transação de permuta na declaração de imposto.

Organize seu estoque

Tudo bem, você não consegue implantar o sistema de gerenciamento de estoque just-in-time que muitas indústrias adotaram. Que tal tentar um just-in-time júnior? Dinheiro gasto em estoque é dinheiro que não está produzindo juros nem dividendos para você.

Muitas vezes, reduzir o estoque pode ser muito simples. Já vi restaurantes diminuírem o tamanho de suas adegas, concentrando-se na qualidade dos vinhos de algumas poucas regiões em vez de tentar agradar todos os comensais com vários tipos da bebida. Se o cliente ainda tiver boas opções na carta de vinhos, talvez nem perceba que há menos variedades que antes.

Considere consolidar seus empréstimos

Sei que quase sempre é difícil para a pequena empresa pedir dinheiro emprestado. Mas fico surpreso com a quantidade de pretextos usados pelos empresários para tomar um empréstimo. Conheço um pequeno empresário que tem apenas um funcionário mas possui quatro empréstimos diferentes relacionados à empresa: um para equipamento, outro para o carro, uma linha de crédito empresarial e um cartão de crédito empresarial.

Se você também tem vários empréstimos atrelados ao seu negócio, reveja as taxas e termos de cada um deles. Talvez você consiga consolidar dois ou mais empréstimos em uma conta a juros mais baixos e assim melhore seu fluxo de caixa. Não sou fã da dilatação do prazo de empréstimos, mas se você estiver pensando em conversar com o financiador para tentar consolidar os empréstimos existentes em um novo empréstimo, pode ser uma boa idéia escolher um prazo mais longo em troca de prestações mensais menores.

Dicas para manter seu fluxo de caixa no azul

A verdade é que manter um fluxo de caixa com saúde é essencial para a sobrevivência e para o sucesso de uma escola como de qualquer outra empresa, além de refletir uma política de “bom senso empresarial”. Acontece que, para manter o equilíbrio financeiro, é preciso envolver os responsáveis de diferentes áreas cujas decisões afetam o desempenho do caixa. Ao mesmo tempo que a função principal do administrador responsável pela gestão do caixa é garantir esse equilíbrio, assegurando a compatibilização entre as saídas de caixa para honrar as obrigações assumidas (contas a pagar) e a entrada de receitas (contas a receber).

Gestão do contas a receber

O contas a receber representa, fundamentalmente, os créditos da empresa junto a seus clientes. No caso das escolas, esses créditos se configuram, principalmente, pelo recebimento das mensalidades. Assim, entendendo que essa é a sua principal fonte de recursos de caixa, vê-se que o descuido com essas contas implica na falta de receita para o pagamento das obrigações da própria escola com seus fornecedores e empregados.

Isso quer dizer que você deve ter sempre em mente que a redução do período de recebimento é um objetivo permanente da gestão de caixa. Veja que, se é difícil para uma escola antecipar o pagamento de mensalidades, não se pode descuidar com atrasos. Para Adriano Blatt, consultor financeiro, especialista em crédito, cobrança, operações bancárias e autor de vários livros, “a habilidade de uma empresa em pagar suas contas e expandir sua posição no mercado está nas mãos dos empregados que administram seus ativos. O departamento de cobrança administra o arquivo de contas a receber e, portanto, diretamente, o fluxo de caixa da empresa”.

De qualquer forma, Blatt também acredita que os cobradores devem ser metódicos, mas amigáveis, e nunca arrogantes ou duros em demasia, nem mesmo com aqueles que desafiam abertamente suas habilidades e sua posição, pois a imagem do estabelecimento também está em jogo. “Os vários trabalhos no departamento de cobrança constituem-se em gerenciar problemas. Devemos aceitar o fato”, completa.

Para que você tenha níveis saudáveis de recuperação de crédito, aqui vão algumas dicas a serem incorporadas à sua política de cobrança:

  • Se o pagamento é efetuado através de depósito em conta corrente, deve-se pedir o envio de uma cópia do comprovante de depósito.
  • Deve-se procurar enviar a fatura com antecedência razoável.
  • Sob o ponto de vista legal, o fato do devedor não receber a cobrança, não o exime da responsabilidade de pagar pontualmente.
  • Uma alternativa ao recebimento de cheques pré-datados é o recebimento de notas promissórias.
  • Quando os responsáveis pela cobrança perceberem qualquer alteração no hábito de pagamento, devem agir imediatamente.
  • Todo recibo deve especificar o valor pago, a dívida paga, quem pagou, data e local de pagamento, e deve conter a assinatura do credor ou de seu representante legal.
  • Recibos de pagamentos em cheque devem ter a ressalva de descrição do cheque, bem como o vínculo da quitação com a compensação.
  • Quanto mais o tempo passa, menor a probabilidade de recebimento, e menos alternativas estão disponíveis ao cobrador.
  • Deve-se oferecer descontos, o que incentivará pagamentos antecipados.
  • É preciso haver um rigoroso controle dos cheques pré-datados para não depositá-los antes da data.
  • Pagamentos feitos a terceiros, sem a autorização do credor, não quitam a dívida.

Gestão do contas a pagar

Do outro lado da balança, temos o contas a pagar, que também pode ser visto como um “empréstimo rotativo permanente”. Ou seja, os fornecedores, através dos créditos, se tornam aliados importantes da escola. Como aliados, devem ser tratados com respeito. Aliás, a imagem da escola junto a seus fornecedores, muitas vezes construída ao longo de vários anos, é um ativo importante e não contabilizado. E mais: está sujeito à extinção imediata se não for bem administrado.

Aqui também cabem algumas dicas importantes:

  • O princípio fundamental na gestão do contas a pagar é “Não se deve pagar nenhuma conta antes do vencimento”.
  • Mantenha um sistema de pesquisa constantemente focado na possibilidade de obter melhores condições de prazo com outros fornecedores.
  • Assegure-se de tomar as melhores decisões a partir de uma análise de compensação entre prazos e descontos.
  • Estude continuamente a possibilidade de renegociar os contratos de longo prazo.

Lembre-se: sua escola não precisa ter uma crise para estar com problemas de fluxo de caixa. O estrago normalmente é ocasionado por uma ação (ou omissão) ao longo do tempo, do tipo “água mole em pedra dura, tanto bate...”. E você pode controlar essa infiltração. Basta adotar uma política de controle de gastos e perda de receitas.



 
Referência: idealdicas.com
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Abaixo colocamos mais algumas dicas :