Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Muito lazer encarece o valor do condomínio? 

Data: 12/01/2009

 
 
Hoje, quem busca a casa própria costuma encontrar prédios que oferecem muito mais que uma área de lazer. São verdadeiros clubes, com inúmeras opções de esporte, cultura, música, saúde e festas.

Tantas opções encantam os olhos dos futuros moradores, mas tendem a assustar o bolso, por conta do medo do custo que pode ter um condomínio com tanto lazer.

Itens de lazer encarecem o condomínio?
A maioria das pessoas acredita, equivocadamente, que a quantidade de diversão do prédio encarece demasiadamente a taxa condominial.

Para se ter uma ideia, a inclusão de todo o lazer, bem como a decoração e mobiliário, já estão computados no valor do imóvel. Ou seja, o que o proprietário paga quando recebe as chaves são os gastos com gás, água e energia, além de funcionários e manutenção.

Dessa forma, o custo-benefício de ter uma área de lazer completa torna-se positivo, ainda mais se considerar que a comodidade proporcionada leva vantagem frente aos preços que seriam pagos com essas mesmas atividades (academia, piscina, etc) feitas fora de casa.

Fique de olho!
Os fatores que muito influenciam no valor do condomínio são outros, como a quantidade de apartamentos e de torres, a eficiência da administração, além dos quesitos para contratação de funcionários.

 
  • Consumo
    Os gastos com água, gás e energia são os que mais pesam na conta do condomínio. Assim, ficará sob responsabilidade dos proprietários o controle para evitar desperdícios.

    É importante também que o síndico oriente os moradores sobre possíveis vazamentos e incentive o condomínio à conscientização ambiental.
     
  • Administração
    Os gastos com o condomínio são de responsabilidade do síndico, do subssíndico e de um conselho administrativo. Por isso, a equipe deve estar preparada e disposta a participar de reuniões e a se responsabilizar pelo condomínio.

    Vale lembrar que os moradores podem contratar uma empresa para assessorar parte da administração.
     
  • Contratação de funcionários
    Contratar funcionários pelo próprio condomínio custa menos, mas oferece riscos e exige maior dedicação do síndico, o qual deve administrar o pessoal.

    Por isso, alguns prédios terceirizam os funcionários, o que, apesar de sair mais caro, é vantajoso por não criar vínculo empregatício.
     
  • Manutenção
    Enquanto os edifícios antigos gastam mais com despesas de manutenção, fator que encarece o condomínio, os mais modernos são mais bem planejados, a fim de reduzir a necessidade de manutenção, com o uso de materiais mais funcionais e resistentes ao tempo.
     
  • Número de apartamentos
    Como a divisão dos gastos com o prédio é feita proporcionalmente entre os moradores, quanto maior a quantidade de unidades, menor tende a ficar o valor do condomínio para cada apartamento.

    Inadimplência
    Por fim, vale lembrar que a saúde financeira do condomínio também depende da baixa inadimplência e não apenas da competência do síndico ou da administradora.


  •  
    Referência: InfoMoney
    Autor: Equipe InfoMoney
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :

    Assunto:Perguntas:
    Finanças pessoais"Teste de estresse": você está financeiramente preparado para enfrentar uma crise?
    Modelos de documentosContrato - Prestação de Serviços de Manutenção de Programas de Computador
    ImóveisTem um imóvel para alugar? Saiba conseguir um inquilino que não lhe dê prejuízos
    ConsumidorCompras pela internet: saiba seus direitos em relação ao frete
    Carreira / EmpregoEntenda as vantagens da graduação a distância
    AposentadoriaPrevidência Privada : Dúvidas mais freqüentes
    Carreira / EmpregoConheça as doenças do sono que atrapalham a carreira
    Carreira / EmpregoQuer subir na carreira? Saiba como ganhar pontos com seu gestor
    VendasNetwork – Algumas regras para aumentar sua rede de contatos
    Carreira / Emprego"Eu S/A": profissionais egocêntricos estão perdendo espaço no mercado