Negócios / Empreendedorismo - Atenção às filas: elas podem representar sucesso ou ineficiência em sua loja
É sempre a mesma coisa: quem vai ao banco enfrenta fila. Para conseguir uma
mesa em um restaurante, lá está a espera de novo. Nos cinemas, casas noturnas,
lojas de departamento, pequenos estabelecimentos, a fila está quase sempre
presente. Mas será que isso poderia ser evitado?
Qualidade do atendimento
Para quem possui um estabelecimento comercial, a fila é um bom indicador da
qualidade do atendimento. Nem sempre uma grande quantidade de clientes
enfileirados significa sucesso, mas sim ineficiência ao atendê-los.
Procure observar se isto tem ocorrido com freqüência e, acompanhando atentamente
o serviço prestado, observe se esta realidade pode ser melhorada.
Treinamento
Um ponto a levar em consideração é a qualidade do serviço prestado pelas pessoas
que atuam nos caixas e balcões, por exemplo. Verifique se o atendimento é
adequado, se as informações fornecidas são completas e precisas e,
principalmente, se existe a preocupação do atendente em suprir de forma
satisfatória as necessidades do cliente.
Verifique ainda se o profissional tem agilidade em seu trabalho. Tudo isso conta
ponto neste processo.
Organização
Se a fila for inevitável, faça com que ocorra de forma organizada. Para isso, um
bom recurso é delimitar espaço para que ela se estabeleça.
O planejamento também faz parte desta organização. Portanto, esteja preparado
para as vendas do final do ano, quando o movimento naturalmente se intensifica,
em diversos segmentos. Procure organizar seu pessoal, contratando temporários,
caso seja necessário.
Cuidado com a inexperiência
No caso de contratação de novos profissionais, procure estabelecer um programa
de treinamento que não prejudique suas vendas, já que a demora absurda no
atendimento pode gerar extrema irritação em seus clientes. Por isso, escolha
horários de movimento relativamente menor para preparar o novo funcionário. Boas
vendas!
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