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Negócios / Empreendedorismo - Atenção às filas: elas podem representar sucesso ou ineficiência em sua loja 

Data: 30/05/2007

 
 

É sempre a mesma coisa: quem vai ao banco enfrenta fila. Para conseguir uma mesa em um restaurante, lá está a espera de novo. Nos cinemas, casas noturnas, lojas de departamento, pequenos estabelecimentos, a fila está quase sempre presente. Mas será que isso poderia ser evitado?

Qualidade do atendimento
Para quem possui um estabelecimento comercial, a fila é um bom indicador da qualidade do atendimento. Nem sempre uma grande quantidade de clientes enfileirados significa sucesso, mas sim ineficiência ao atendê-los.

Procure observar se isto tem ocorrido com freqüência e, acompanhando atentamente o serviço prestado, observe se esta realidade pode ser melhorada.

Treinamento
Um ponto a levar em consideração é a qualidade do serviço prestado pelas pessoas que atuam nos caixas e balcões, por exemplo. Verifique se o atendimento é adequado, se as informações fornecidas são completas e precisas e, principalmente, se existe a preocupação do atendente em suprir de forma satisfatória as necessidades do cliente.

Verifique ainda se o profissional tem agilidade em seu trabalho. Tudo isso conta ponto neste processo.

Organização
Se a fila for inevitável, faça com que ocorra de forma organizada. Para isso, um bom recurso é delimitar espaço para que ela se estabeleça.

O planejamento também faz parte desta organização. Portanto, esteja preparado para as vendas do final do ano, quando o movimento naturalmente se intensifica, em diversos segmentos. Procure organizar seu pessoal, contratando temporários, caso seja necessário.

Cuidado com a inexperiência
No caso de contratação de novos profissionais, procure estabelecer um programa de treinamento que não prejudique suas vendas, já que a demora absurda no atendimento pode gerar extrema irritação em seus clientes. Por isso, escolha horários de movimento relativamente menor para preparar o novo funcionário. Boas vendas!



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :