Turismo / Viagens - Fique atento ao contrato antes de fechar negócio
Viajar é sempre bom, seja nas férias, feriados prolongados ou até em um final de
semana comum. Mas, para que o descanso merecido não se transforme em pesadelo, é
indicado ficar atento a alguns detalhes na hora de escolher a agência de
viagens, o hotel e até a locadora de carros.
Antes de fechar qualquer negócio, procure referências com pessoas que já tenham
utilizado o serviço. Consulte o cadastro de empresas reclamadas na Fundação
Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), compare preços e,
principalmente, não decida por impulso.
Para se garantir e evitar problemas, preste bastante atenção ao contrato antes
de "bater o martelo".
Informações necessárias
Além dos dados corretos do prestador de serviços, alguns pontos devem estar bem
claros no documento. Assim, cheque detalhadamente as informações que, de acordo
com o Procon-SP, não podem faltar neste tipo de contrato:
- Condições do serviço contratado
- Formas de pagamento
- Classificação do hotel
- Tipos de acomodação
- Categoria das passagens
- Taxas extras
- Traslados
- Roteiros
- Número de refeições
- Utilização de guias
Segundo o órgão de defesa do consumidor, não permita que promessas verbais
fiquem fora do contrato escrito.
O contrato
A assinatura do documento merece um cuidado especial e alguns pontos devem ser
levados em consideração:
- Cláusulas que possam colocá-lo em situação desfavorável: leia
atentamente o documento e, em caso de dúvida, não assine antes de
esclarecê-las;
- Preencha o documento totalmente: não assine contrato que não esteja
totalmente preenchido e risque os espaços em branco;
- Guarde uma via datada e assinada do documento: essa é sua garantia em
caso de problemas.
Seus direitos
Caso tenha algum problema antes, durante ou até mesmo depois da viagem com
relação a serviços que não foram prestados corretamente, faça valer seus
direitos e conte com o Código de Defesa do Consumidor.
O cancelamento do pacote às vésperas da viagem, a má prestação de serviços e
alterações de roteiro sem concordância prévia constituem exemplos de
descumprimento de contrato pelo fornecedor. Fique atento e boa viagem!
|