A moda de enviar e fazer currículos na internet veio para ficar. Quem está à
procura de uma vaga no mercado de trabalho já deve ter notado como é cada vez
mais comum as empresas pedirem para que os currículos sejam enviados por e-mail
ou para que seja preenchido um formulário online.
É claro que os velhos e conhecidos currículos em papel não vão desaparecer de
uma hora para outra. Você poderá, por exemplo, levá-los impressos em suas
entrevistas. Mas a preferência pelos currículos encontrados e recebidos via web
está ficando cada vez mais marcante.
O tempo em que os consultores e responsáveis pela seleção e recrutamento
dentro das empresas ficavam perdidos em meio a fichas de cadastramento e muitos
currículos enviados pelo correio já passou.
Para Luciana Lima, analista de Recursos Humanos da Microsiga, não tem mais
sentido trabalhar com papel. "Hoje a maioria das entrevistas e contratações é
feita por currículos captados na web. Damos preferência para esse procedimento
pois facilita e agiliza muito o processo", explica.
Julia Alonso, sócia-diretora da Passarelli Talentos tem a mesma opinião.
"Hoje cerca de 97% das nossas fichas cadastrais são preenchidas pelo site e toda
a comunicação durante o processo de seleção é feita pela internet. Quando
recebemos um currículo pelo correio, pedimos ao candidato que nos envie por
e-mail, pois facilita muito o trabalho!", diz Julia.
Veja as três maneiras mais comuns (e rápidas) para colocar seu currículo na
rede:
1. Cadastrar o currículo em sites especializados
2. Enviar por e-mail
3. Preencher formulários em sites de empresas
1. Cadastrar o currículo em sites especializados
Os sites como o Empregos.com.br funcionam como grandes agências
de empregos onde seu currículo fica exposto para milhares de empresas ao mesmo
tempo. Para se cadastrar, é só preencher uma espécie de formulário que segue os
padrões dos currículos em papel, com a vantagem de que torna mais fácil a
pesquisa por parte das empresas interessadas.
Ao preencher seus dados, use uma linguagem concreta e que contenha
palavras-chave ligadas ao seu cargo de interesse. Normalmente só existe um
espaço aberto para que você coloque suas qualificações e habilidades, por isso
aproveite ao máximo essa área porque é nela que você vai se "vender"
para as empresas.
2. Enviar por e-mail
O e-mail tem grandes vantagens devido a sua rapidez, simplicidade e eficácia,
mas também requer alguns cuidados quanto ao formato, à linguagem e à forma
correta de fazer com que ele chegue até seu destino.
- ao enviar um currículo pela internet, sempre inclua uma espécie de carta
de apresentação com seu nome completo, telefone, e-mail e as referências do
cargo pretendido
- evite fontes especiais e desenhos, pois eles podem comprometer a leitura
do documento quando ele chegar ao destinatário
- organize suas informações de maneira clara e lógica, usando uma
linguagem simples e objetiva - a internet exige rapidez e o selecionador não
vai prestar atenção em descrições muito detalhadas e com linguagem
exageradamente formal
- tome muito cuidado com a ortografia e a pontuação - sempre releia tudo o
que escreveu antes de enviar. Erros de português e digitação podem deixar
seu currículo de fora do processo seletivo
- prefira mandar o currículo no corpo da mensagem - desse modo é mais
fácil de ser visualizado e ameniza os riscos de enviar vírus na mensagem
- se preferir enviar em um arquivo anexo (atachado), use os formatos e
programas mais comuns e que podem ser lidos em qualquer computador, como
Word, Word Perfect e bloco de notas.
3. Preencher formulários em sites de empresas
É cada vez mais comum as empresas incluírem em seus sites institucionais
formulários abertos para serem preenchidos pelos visitantes. Lembre-se de que
nem sempre as vagas estão disponíveis, mas esses formulários são uma boa fonte
de informações para a empresa, que recorre a eles quando precisa contratar
alguém.