Respeito, confiança e credibilidade são os elementos intangíveis que podem
construir ou destruir uma carreira. Ganhar respeito e desenvolver credibilidade
e confiança são fatores críticos para o sucesso nos negócios. Um líder eficaz
não tem que impor respeito, não deve mandar que o respeitem - suas ações devem
ajudá-lo na conquista dele.
SUGESTÕES:
Crie uma visão... e forneça os recursos-chave para fazê-la acontecer.
Comunique essa visão. Fale sobre ela com confiança e consistência em toda e
qualquer oportunidade.
Seja um apaixonado. Seu entusiasmo incentivará as pessoas a aceitar as suas
idéias e a perseguir seus objetivos. Você não consegue despertar interesse nas
pessoas se não for um entusiasta!
Seja visível. Esteja sempre envolvido. Os membros da sua equipe querem um líder
nas trincheiras, com eles. E se você disser que fará algo, querem saber que
podem contar com sua palavra. Se quiser que os membros da sua equipe sejam
confiáveis, demonstre confiança.
Crie uma atmosfera de apoio. Seja um bom ouvinte, paciente e aberto. Sua equipe
quer sentir que pode se expressar livremente. Confiança constrói confiança.
Demonstre que você valoriza o trabalho de cada membro da sua equipe. Você terá
pessoas com diferentes níveis de habilidade e responsabilidades. Reconheça que
cada um contribui para o sucesso da sua equipe.
Esteja aberto a discordâncias. Os membros da equipe devem sentir que podem
expressar, livremente, suas idéias e opiniões sem conseqüências negativas ou
represálias.
Conheça suas forças e limitações. Avalie e compreenda como você é percebido
pelos outros. Em particular, reconheça os seus próprios pontos fracos e trabalhe
para eliminá-los. Seja capaz de falar sobre suas falhas com honestidade e
integridade de caráter.
Aceite a responsabilidade por suas ações e as da sua equipe. Demonstre
coragem. Admita suas falhas. Os membros da equipe querem um líder com coragem de
admitir, inclusive, se deixou a sua equipe para baixo. Coloque de lado seu
bem-estar e interesses próprios.