Como a maioria dos profissionais liberais, os arquitetos e
demais profissionais de áreas correlatas precisam desenvolver um plano
estratégico de marketingem seus escritórios. No entanto muitos
profissionais imaginam que este tipo de plano é muito complicado para ser
elaborado e executado, pois acreditam que demanda grande investimento
financeiro, intenso treinamento de pessoal e outros recursos, acima de suas
possibilidades. Mas um plano de marketing não precisa ser assim.
Em função da realidade da maioria dos profissionais que saem da universidade
sem experiência em negócios e com poucos recursos para investir, podemos propor
a elaboração de um plano de marketing simples e prático, definindo alguns
aspectos fundamentais. É preciso que o profissional esteja atento ao código de
ética de seu setor, para que trabalhe sempre em sintonia com estas regras.
- É necessário construir uma marca para este profissional.
- Definir os serviços que fornecerá ao mercado em função das necessidades
dos clientes.
- Relacionamento com os clientes.
- Relacionamento com a sociedade.
- Buscar as novas oportunidades de negócios.
- Desenvolver competências essenciais para tornar-se um profissional
competitivo.
- Utilização do cartão de vista de forma dinâmica;
- Criar um folheto ou panfleto para divulgar os serviços do escritório.
- Organizar o cadastro de clientes antigos.
- Criar um cadastro de clientes em potencial.
- Utilização da Internet.
- Construção de relacionamentos de parcerias e networking.
- Criar um telemarketing.
- Criar um sistema de correspondência.
- Criar o roteiro de marketing do escritório.
- Montar o plano estratégico.
A marca profissionalÉ necessário construir uma marca para que este
profissional possa se posicionar no mercado frente à concorrência. O objetivo é
que seu escritório possa se tornar uma “referência” para os clientes desta
região ou setor de atividade na prestação de serviços em sua especialidade.
Elabore um slogan (frase), que sintetize a principal qualidade do escritório, ou
a principal necessidade dos clientes.
Um dos melhores ingredientes de uma marca é a credibilidade. Esta qualidade é
conquistada com competência técnica e com relacionamento de transparência e bom
atendimento com seus clientes.
Definir quais são seus produtos ou serviçosDefina um conjunto de
serviços que possam ser percebidos pelos clientes como benefícios e que façam
uma diferença relevante na hora da contratação dos serviços, em relação aos
concorrentes. Para isto é preciso pesquisar junto aos clientes e ao mercado,
para entender melhor as necessidades não satisfeitas, as demandas latentes e as
tendências futuras.
Um dos grandes segredos do marketing é a competência do profissional em
atender necessidades dos clientes. Para isto, é necessário ter sensibilidade,
estar atento e oferecer produtos e serviços que atendem as necessidades não
satisfeitas.
Relacionamento com os clientesUm ótimo relacionamento com os clientes
continua sendo o principal diferencial de um profissional. Pode parecer um
clichê ou conceito muito “batido”, mas o bom relacionamento ainda é o principal
fator de fidelização, construção da marca e em conseqüência, do sucesso do
escritório.
É preciso desenvolver empatia com os clientes e comunicar as mensagens de
maneira congruente. O que o profissional falar para um cliente, deve significar
o seu pensamento e suas ações.
Alem disso, todos os colaboradores do escritório precisam falar a mesma
linguagem e apresentar o mesmo nível de atendimento adequado.
Relacionamento com a sociedadeTanto quanto em outras profissões, o
profissional de Arquitetura precisa desenvolver uma política de relacionamento
com a sociedade.
Através de contatos com a imprensa, publicação de artigos, opiniões,
estatísticas, matérias informativas e sugestões que possam ser úteis ao seu
público alvo.
Existem diversos mecanismos para realização destas tarefas, não apenas
através de envio destes artigos e informações aos meios de comunicação, de
maneira sistemática, como também na publicação destas matérias através da
internet.
O relacionamento com a imprensa poderá ser uma importante forma de promoção
social, tanto do escritório quanto do profissional da área de saúde.
Outra forma de relacionamento com a sociedade, é através da participação em
entidades de classe, associações comerciais e de negócios. Esta forma de
participação possibilita travar conhecimento com futuros parceiros e aumentar
seu relacionamento interpessoal ou networking.
Buscar as novas oportunidades de negóciosUma das principais tarefas
para novos e antigos profissionais é o conhecimento do seu mercado de atuação,
através de estudos e pesquisas, para descobrir as tendências e as novas
oportunidades que estão se abrindo no seu ramo de atividade.
É preciso ficar “antenado” no mercado, conversar com outros profissionais,
ler as revistas especializadas do setor, participar de eventos e congressos,
pesquisar na internet, visitar sites de outros profissionais, buscar informações
no exterior e tentar habitualmente estar atualizado.
Mantendo esta rotina de pesquisa, o profissional poderá prever tendências e
descobrir nichos de mercado, novas oportunidades de negócios e novas
necessidades de clientes que estarão surgindo. Agindo desta forma, este
profissional estará se tornando mais competitivo frente a outros profissionais.
Desenvolver competências essenciais para tornar-se um profissional competitivo
Estudos comprovam que existem diversos traços de personalidade e comportamentos
em comum que diferenciam os profissionais de sucesso dos demais profissionais.
Partes destas competências são naturalmente adquiridas ao longo de suas
experiências de vida, e outras são forjadas pela necessidade de se sobressair no
mercado de trabalho. As principais são:
- Auto-motivação – que é a capacidade de se motivar
continuamente, independente das situações adversas ou contratempos que
possam ocorrer em suas vidas.
- Humor – que é a arte de gerenciar o próprio estado de
espírito.
- Produção de conhecimento – capacidade de crescer
profissionalmente.
- Liderança – capacidade de dirigir pessoas e tirar o
melhor delas.
- Relacionamento interpessoal – capacidade de se
comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e
influenciar pessoas - poder de persuasão.
- Criatividade – capacidade de criar e perceber coisas
novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas.
- Capacidade de sonhar – exercício de imaginar coisas
impossíveis e criar condições para realizá-las.
Utilização do cartão de vista de forma dinâmicaO cartão de visita é
uma arma pequena, mas poderosa na conquista de novos clientes. O profissional
precisa se habituar a utilizar esta importante ferramenta de marketing de
maneira ativa e em todas as oportunidades principalmente em eventos e reuniões
que participar. Ele poderá ser importante para conquistar novos parceiros e
ampliar sua networking.
Material promocionalElabore um panfleto ou folheto, com a relação de
todos os serviços prestados, e a descrição da forma de trabalhar do
profissional. Crie um material com boa qualidade visual, mas dentro das
condições financeiras do escritório. Relacione todos os serviços oferecidos,
realce os benefícios em relação aos clientes, e coloque logomarca, slogan e
telefone bem destacados. Este folheto deverá ser divulgado frequentemente, em
locais estratégicos, através de parceiros e de outros escritórios ou empresas de
áreas complementares.
Cadastro de clientesOrganize seu cadastro de clientes, num computador
ou mesmo num fichário, de forma a colocar todas as informações sobre estes
clientes, e os serviços que já foram prestados no passado a eles. Crie o hábito
de fazer contato com estes clientes periodicamente, para saber se estão
precisando de algum serviço. Isto é telemarketing.
Clientes em potencialElabore um cadastro de clientes em potencial, que
possam vir a precisar dos serviços de seu escritório. Por exemplo: se o
profissional prestar serviços de arquitetura para uma prefeitura, certamente
outras prefeituras também devem necessitar dos mesmos serviços. Caso forneça
serviços específicos à determinada empresa de um setor industrial, certamente
outras empresas do mesmo setor, ou com as mesmas características, precisarão dos
mesmos serviços.
Utilize o poder da Internet
Utilize a Internet como importante ferramenta de marketing. Através da
elaboração e publicação de artigos em sites, da utilização de blogs pessoais, da
elaboração de um site do escritório, da participação em diversas comunidades de
profissionais e de muitos outros recursos que a internet possibilita.
Parcerias e networkingA construção de relacionamentos de Parcerias e
Networking, que são relacionamentos profissionais e pessoais com o objetivo de
ajuda mútua, são uma das mais eficazes formas de conquistar clientes. Para isto,
é necessário construir uma rede de relacionamento com profissionais e entidades
que tenham atuação profissional complementar, e que possa possibilitar uma troca
de informações e indicação mútua de clientes.
Dependendo da situação, será necessário combinar o pagamento de uma comissão,
se for o caso. Forneça frequentemente certa quantidade de cartões de visitas e
folhetos para estes parceiros. Certamente, com o tempo, eles se tornarão uma
fonte importante de novos negócios.
TelemarketingCrie um telemarketing no seu escritório, para contatar os
clientes em potencial e os antigos. O telemarketing é simplesmente uma rotina de
ligações telefônicas que você deverá criar no consultório para fazer contatos
comerciais. Escreva um pequeno roteiro do que irá falar, e como irá oferecer os
serviços. Importante! Evite tentar vender por telefone, simplesmente coloque
seus serviços à disposição daquele cliente em potencial, e combine de remeter um
folheto com sua relação de serviços e o telefone de contato. Certamente, no dia
que aquele cliente precisar, ele irá lhe procurar. Este serviço pode ser
executado rotineiramente por uma secretária devidamente treinada.
O objetivo destes contatos deve ser informativo, para não ferir o código de
ética do setor.
CorrespondênciaUtilize um sistema de correspondência para enviar
periodicamente mensagem aos seus clientes, pode ser inclusive via e-mail, por
ser mais econômico. A correspondência serve de apoio ao telemarketing, os dois
são complementares. Esta comunicação cria um relacionamento e mantém o cliente
informado sobre a realidade do escritório e do profissional. A newsletter
(jornal eletrônico) é um ótimo mecanismo de relacionamento com os clientes
Incorpore o marketing às rotinasCrie um roteiro de atividades
relacionadas à propaganda e promoção do escritório para ser incorporado às
tarefas do dia a dia. Defina uma pessoa responsável pelo setor de marketing, e
inclua todas estas ações às tarefas a serem realizadas habitualmente. Marketing
é hábito. Deve ser realizado todo dia, da mesma forma que a faxina do
escritório, o serviço bancário e as demais rotinas.
Documente seu planoPonha tudo no papel e transforme estas ações em seu
plano estratégico de marketing. Se possível faça um documento, para que
periodicamente possam avaliar os resultados. Incluam neste plano os itens
abaixo:
- defina os objetivos do escritório para os próximos anos;
- qual o faturamento pretendido;
- quantos colaboradores, sócios e funcionários terão;
- que investimentos pretendem fazer nos próximos anos;
- que objetivos pretendem realizar com o sucesso do escritório;
- outras metas;
O objetivo deste plano estratégico é sempre estar apontando um caminho,
mostrando aonde o profissional quer chegar, e também motivar a todos,
principalmente nos momentos mais difíceis.
Como se pode perceber, todo esse conjunto de idéias e ações propostas são
facilmente implantáveis em qualquer escritório a um custo mínimo. São conceitos
que funcionam de verdade. Foram úteis no passado a milhares de escritório, e
certamente serão úteis no presente e no futuro a todos os pequenos ou grandes
escritórios que precisam se estabelecer e enfrentar um mercado cada vez mais
competitivo, exigente e complexo.