Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Ultrapasse as barreiras que impedem que você seja mais criativo no trabalho! 

Data: 04/06/2010

 
 

A criatividade é uma das competências mais avaliadas pelos líderes, tanto durante o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo colaborador, como em processos de seleção para o ingresso no mercado. Contudo, ela não é uma característica fácil de ser encontrada, pois são muitos os empecilhos que dificultam os profissionais de serem criativos.

Para o diretor de Operações da Human Brasil, Fernando Montero da Costa, a incapacidade de mudar as respostas de sempre, os bloqueios sociais, culturais ou emocionais, ou mesmo dúvidas e a insegurança afetam os profissionais de modo a impor barreiras para a criatividade.

Costa, contudo, afirma que a competência pode ser desenvolvida, apesar das dificuldades. “Ela pode ser aprendida e desenvolvida, sendo sempre suscetível de melhora”, afirmou, por meio de nota. Como isso é possível? “Se quiser ser criativo, primeiro, esqueça o que sabe”, aconselha.

Aflorando a criatividade
Tentar abafar os temores não é fácil. Ainda assim, dá para aflorar a criatividade. “O comportamento criativo das pessoas é algo perceptível, pois estas se destacam dos demais membros da organização pela grande variedade de ideias e soluções originais que propõem”, afirma Costa.

Por isso que, para ser mais criativo, o ideal mesmo é partir do início e estimular o cérebro a propor soluções e ideias, mesmo que a princípio pareçam absurdas. Decidir ser criativo, então, é o primeiro passo.

O segundo é sempre pensar em várias soluções, e não apenas em uma. Escrever e detalhar as ideias no papel ajuda a visualizar o impacto da ideia e alternativas. Pergunte-se: Elas são possíveis de serem feitas? Como tirá-las do papel? Pensar no processo da resolução também ajuda a estimular o profissional a ter novas ideias.

Depois de colocar tudo no papel, defina os objetivos a serem traçados – A sua ideia serve para alcançar as metas que você quer? Confrontar as soluções que anotou com o problema real e agir com flexibilidade diante das próprias ideias também estimula a criatividade, segundo o especialista.

Outra dica para ser mais criativo no trabalho é considerar os problemas dos outros como oportunidades e desafios. “Aprenda a assumir riscos e atreva-se a ser diferente”, diz Costa. Para ele, muitas vezes, é preciso utilizar menos o lado racional para ser criativo. Permanecer com o humor em alta também ajuda.

“Tome o tempo que seja necessário para cumprir suas tarefas. Fazer as coisas com calma (quando se pode) aumenta a produtividade e a eficácia”, afirma Costa. E mesmo que não seja possível seguir todos esses passos, seja persistente, independentemente de qualquer coisa.

Manter a calma é imprescindível para que as ideias aflorem. Para isso, tente manter a mente quieta de vez em quando. “Desfrute de momentos de lazer. A qualidade de vida depende de como se emprega o tempo livre”, concluiu.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Camila F. de Mendonça
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoParticipação nos lucros atrai profissionais; veja como funciona o benefício
Modelos de documentosCarta de Cobrança (03) -Tom Medianamente Forte
Empréstimo / FinanciamentoÍndices de inflação - Descritivo resumido
ImóveisReforma e Construção: Atenção ao comprar materiais para acabamento
ImóveisVai comprar um imóvel? Atenção aos termos técnicos para não haver confusão
Finanças pessoaisPlanejamento: você deve fazer parte de suas metas financeiras
Carreira / EmpregoFoi convidado para opinar em um processo seletivo? Saiba o que avaliar!
Carreira / EmpregoDelete o sofrimento: evitar o excesso de trabalho reduz o estresse digital
SegurançaComputadores de outras pessoas: cuidados ao usar
AluguelPensando em alugar um imóvel? Observe alguns cuidados antes de fechar negócio