A criatividade é uma das competências mais avaliadas pelos líderes, tanto
durante o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo colaborador, como em
processos de seleção para o ingresso no mercado. Contudo, ela não é uma
característica fácil de ser encontrada, pois são muitos os empecilhos que
dificultam os profissionais de serem criativos.
Para o diretor de Operações da Human Brasil, Fernando Montero da Costa, a
incapacidade de mudar as respostas de sempre, os bloqueios sociais, culturais ou
emocionais, ou mesmo dúvidas e a insegurança afetam os profissionais de modo a
impor barreiras para a criatividade.
Costa, contudo, afirma que a competência pode ser desenvolvida, apesar das
dificuldades. “Ela pode ser aprendida e desenvolvida, sendo sempre suscetível de
melhora”, afirmou, por meio de nota. Como isso é possível? “Se quiser ser
criativo, primeiro, esqueça o que sabe”, aconselha.
Aflorando a criatividade
Tentar abafar os temores não é fácil. Ainda assim, dá para aflorar a
criatividade. “O comportamento criativo das pessoas é algo perceptível, pois
estas se destacam dos demais membros da organização pela grande variedade de
ideias e soluções originais que propõem”, afirma Costa.
Por isso que, para ser mais criativo, o ideal mesmo é partir do início e
estimular o cérebro a propor soluções e ideias, mesmo que a princípio pareçam
absurdas. Decidir ser criativo, então, é o primeiro passo.
O segundo é sempre pensar em várias soluções, e não apenas em uma. Escrever e
detalhar as ideias no papel ajuda a visualizar o impacto da ideia e
alternativas. Pergunte-se: Elas são possíveis de serem feitas? Como tirá-las do
papel? Pensar no processo da resolução também ajuda a estimular o profissional a
ter novas ideias.
Depois de colocar tudo no papel, defina os objetivos a serem traçados – A sua
ideia serve para alcançar as metas que você quer? Confrontar as soluções que
anotou com o problema real e agir com flexibilidade diante das próprias ideias
também estimula a criatividade, segundo o especialista.
Outra dica para ser mais criativo no trabalho é considerar os problemas dos
outros como oportunidades e desafios. “Aprenda a assumir riscos e atreva-se a
ser diferente”, diz Costa. Para ele, muitas vezes, é preciso utilizar menos o
lado racional para ser criativo. Permanecer com o humor em alta também ajuda.
“Tome o tempo que seja necessário para cumprir suas tarefas. Fazer as coisas
com calma (quando se pode) aumenta a produtividade e a eficácia”, afirma Costa.
E mesmo que não seja possível seguir todos esses passos, seja persistente,
independentemente de qualquer coisa.
Manter a calma é imprescindível para que as ideias aflorem. Para isso, tente
manter a mente quieta de vez em quando. “Desfrute de momentos de lazer. A
qualidade de vida depende de como se emprega o tempo livre”, concluiu.