Pesquisadores de Boston e de Chicago, nos Estados Unidos, afirmam que a
fofoca em ambiente de trabalho pode promover a união entre os funcionários e
auxiliar na produtividade do profissional.
Jack Levin, que estuda o tema na Universidade de Boston, declarou ao Chicago
Tribune que o boato nem sempre aborda informações destrutivas.
As pessoas falam de promoção, gravidez e outros assuntos positivos tanto quanto
falam sobre os erros de seus colegas de trabalho.
Levin também disse que a fofoca cria alianças que mantém os funcionários mais
próximos uns dos outros e que fornece a chave da informação para o êxito.
Ron Burt, professor da Universidade de Chicago, afirma que a fofoca também
encoraja os preguiçosos a encontrarem o ritmo ideal de trabalho.
Se os rumores indicam falta de dedicação de um profissional ou sua baixa
produtividade, ele começa a fazer horas extras para provar o contrário.
“Ninguém quer estar no fim da lista”, afirmou Burt. “Se isso significar
trabalhar mais horas ou nos finais de semana, então sua reputação reflete isso,
o que é feito para se adequar a determinada estrutura social”.