Cartão de crédito - Em obras: Como tirar maior proveito do seu cartão de crédito
Atualmente é bastante difícil encontrar alguém que não tenha
um cartão de crédito na carteira. A popularização do plástico nos últimos anos é
bastante significativa. Não há como negar que o crescimento da indústria de
cartões veio facilitar o dia-a-dia dos brasileiros, mas é preciso cuidado no uso
deste meio de pagamento, pois entrar no vermelho é mais fácil do que se imagina.
Por que vale a pena ter um cartão de crédito
As vantagens de possuir um cartão de crédito são várias. Dentre elas, a mais
importante é o fato de se tratar de uma forma alternativa de financiamento,
disponível para um número cada vez maior de pessoas. O uso de cartão permite que
você não precise carregar uma grande quantia de dinheiro, e até mesmo talão de
cheques, o que significa maior comodidade e segurança.
Como a administradora do cartão se compromete com o pagamento das compras, o
pagamento em cartão funciona como um crédito pré-aprovado, de forma que você não
precisa comprovar nada. Outra vantagem diz respeito à introdução do pagamento
parcelado sem juros através de cartão, que cada vez mais vem substituindo o
cheque pré-datado como forma de pagamento. Para quem viaja, também é possível
utilizar o cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico conveniado.
Quantos cartões é preciso ter?
Atraídos pela oferta de novos cartões, muitos consumidores acabam aceitando
todas as ofertas que recebem e, em pouco tempo, acumulam vários cartões,
perdendo o controle do seu orçamento. Desta forma, antes de aceitar mais uma
proposta de cartão, você deve considerar quantos cartões realmente precisa ter.
De maneira geral, não vale a pena ter mais do que dois, talvez três, cartões de
crédito, pois você pode acabar tendo dificuldades para administrar suas contas.
Por outro lado, se você tem entrada de dinheiro em vários dias ao longo do mês,
certamente vale a pena ter cartões com várias datas de vencimento.
Como escolher o seu cartão
A empresa emissora cuida da área operacional das compras com o cartão de
crédito. Além da emissora, existem as bandeiras que, como você já deve conhecer,
são quatro: MasterCard, Visa, RedeShop e Diners. Dentro de cada bandeira, o
emissor pode fazer parcerias com outras empresas, como supermercados, lojas de
departamento, companhias aéreas, que oferecem vantagens para o consumidor.
Para escolher o melhor cartão, fique atento às suas necessidades. De acordo com
seu perfil e o montante de seus gastos, é possível obter descontos, milhagens e
prêmios. Alguns cartões como, por exemplo, o Cartão Credicard Extra, são
vinculados a redes de hipermercados, permitindo que o cliente acumule pontos
quando realiza compras, que depois podem ser trocados por produtos nas lojas. Ao
cliente ainda é oferecido um seguro alimentação de um ano, caso o titular do
cartão venha a falecer.
Existem ainda os cartões vinculados a companhias aéreas. Usando o cartão, o
cliente acumula milhagens, que podem ser posteriormente trocadas por passagens
aéreas no Brasil e no exterior. Para os universitários, que ainda não possuem
uma renda elevada, uma opção é adquirir os cartões destinados a este público.
Não se esqueça de que, para tirar proveito de um bom desconto, ou conseguir uma
passagem, é necessário que você realmente compre muito no cartão de crédito.
Comprando pela internet
No Brasil, as lojas virtuais têm registrado um forte crescimento, de forma que
as compras pela internet já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Comprar
CDs, livros, passagens, ingressos para shows e teatros chega a ser mais barato
em comparação com lojas tradicionais.
Apesar da queda no número de fraudes e os altos investimentos em segurança,
muitos consumidores virtuais ainda se sentem temerosos quanto à segurança das
transações efetuadas através da web. É aí que entra o cartão de crédito, já que
muitas lojas virtuais só aceitam este meio de pagamento. Para concluir a
transação, você só precisa fornecer o número do seu cartão, o que só é possível
graças a um convênio entre a administradora e o estabelecimento comercial.
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