Saúde - Cartilha do Idec
Cartilha do Idec
Quais são seus direitos no Sistema Único de Saúde (SUS)? Como reclamar nos
hospitais sobre o atendimento? A partir de agosto de 2003, as dúvidas mais
comuns dos pacientes usuários do SUS serão esclarecidas em uma cartilha feita
pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Serão 5 mil exemplares distribuídos gratuitamente no Prédio dos Ambulatórios do
Hospital das Clínicas, na Zona Oeste. De acordo com a advogada e uma das
responsáveis pela cartilha, Karina Rodrigues, a intenção do Idec, que lançou a
campanha O SUS Pode Ser o Seu Melhor Plano de Saúde não é criticar os
planos de saúde e sim capacitar os seus consumidores a exigir respeito aos seus
direitos.
Essa será a segunda vez da campanha. Em abril o Idec também fez a distribuição
no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. "Queremos mostrar para as pessoas os
órgãos que elas podem recorrer em caso de reclamação."
Karina explicou ainda que na cartilha constam mais de dez modelos de cartas para
serem enviadas a hospitais - como em casos de antecipação de consulta.
"Inclusive na carta já tem o modelo da fundamentação jurídica, o que agiliza o
processo."
'SUS não é um mar de rosas'
Em um dos capítulos, o usuário encontra os principais direitos no SUS, como
acesso ao conjunto de ações e serviços necessários para a promoção e proteção e
a recuperação da saúde, acesso gratuito mediante financiamento público e aos
medicamentos necessários para tratar e restabelecer sua saúde.
Segundo Karina, a idéia da cartilha surgiu com o trabalho exercido pelo Idec
junto aos planos de saúde. "O setor privado também complicado, abusivo e tem
médicos descredenciados. Foi quando houve essa descrença do Idec com esse
setor."
Para a advogada, o SUS não é um "mar de rosas". "Sabemos que o acesso é
complicado, mas quem consegue sai satisfeito."
Karina diz que dentre as 170 milhões de pessoas no País, 35% têm planos de
saúde. "O resto depende do SUS e por isso nosso objetivo é implementar no
sistema as experiências felizes."
Cartilha pela internet
Ainda não há uma data prevista para a nova entrega de cartilhas. "A intenção é
continuar a panfletagem, dependendo dos recursos", explica Karina. As cartilhas
que têm o apoio financeiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São
Paulo (Cremesp) estão sendo utilizadas para reprodução por outras entidades como
o Programa Fortalecendo a Família, um convênio de universidades com a Prefeitura
de São Paulo.
Quem não tiver recebido a cartilha pode acessar o site do Instituto de Defesa do
Consumidor (www.idec.org.br)
e encontrar a cartilha e informações do SUS. Para reclamações do serviço, as
pessoas podem ligar no Disque Saúde 24 horas do Ministério da Saúde, pelo
0800-611997 ou Disque SUS/SP (11) 3081-2817.
A DIFERENÇA ENTRE OS
DOIS SERVIÇOS
Planos de saúde |
SUS |
Só tem direito quem
adere ao plano |
Todos têm direito,
desde o nascimento |
Só tem direito quem
pode pagar |
Os serviços são
gratuitos |
A finalidade é o
lucro |
A finalidade é a
promoção e a recuperação da saúde |
Quem paga mais
recebe mais e melhores serviços |
Não há
discriminação. Todos têm direito a todos os serviços |
Idosos pagam mais
caro |
Não há
discriminação |
Doentes sofrem
restrições e precisam pagar mais caro para ter atendimento |
Não há
discriminação |
Há carência de até
2 anos |
Não existem
carências |
Só realiza
atendimento médico-hospitalar |
Dá atendimento
integral |
Há planos que não
cobrem internação e parto |
Dá atendimento
integral |
Há exames que não
cobrem exames e procedimentos complexos |
Dá atendimento
integral |
Em geral, os planos
não cobrem doenças profissionais e acidentes de trabalho |
Não há restrições,
apesar das deficiências |
Não têm compromisso
com a prevenção de doenças |
Realiza prevenção
de doenças e campanhas educativas em saúde |
Aposentados,
ex-funcionários, ex-sindicalizados e ex-associados perdem direitos do
plano coletivo com o tempo |
Pode ser utilizado
independentemente de qualquer situação ou vínculo empregatício |
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