Franquia / Franchising - Tipos
Quanto à modalidade de negócio
- Franquia individual
A modalidade individual não divide espaços com outras franquias. É a mais usual,
por manter o conceito adequado de franquia. Funciona num ponto comercial
especificamente escolhido para o negócio, independente do ramo de atividade
anteriormente existente no local.
- Franquia de conversão
Na franquia de conversão, a experiência empresarial e investimentos do
franqueado se revertem para o franqueador, num mesmo ramo de negócios. Inclui os
fracassos ou sucessos do empreendimento com adaptação às normas gerais da
respectiva franquia. Nesta modalidade, o empresário independente transfere sua
tecnologia de negócio isolado para o franqueador, numa troca de experiências.
Aproveita e valoriza o ponto comercial já existente, visando maior rentabilidade
e menor investimento entre as partes.
- Franquia combinada
A franquia combinada reúne franquias diferentes, com um mesmo franqueado, num
mesmo ponto comercial. As unidades de negócios são similares, numa linha
complementar de produtos/serviços. Visa vantagens através uma integração total
de atividades, desde que não haja restrição por parte dos franqueadores.
- Franquia shop in shop
O empresário, nesta modalidade, aproveita seu atual ramo de negócios, incluindo
seu ponto comercial, para incorporar uma franquia, de outro ramo de negócios.
Franquia de Mini-Unidades trata-se de uma modalidade da franquia individual, com
ponto comercial versátil. Pode funcionar numa pequena loja, quiosque, carrinho,
ponto de coleta de serviços, ou seja, com área reduzida para operação do
negócio. Objetiva uma linha de produto/serviço específica e centralizada em
unidades satélites.
Quanto à atuação geográfica
- Franquia unitária
Modalidade onde o franqueador cede o direito de implantação e operação
ao franqueado. Exige uma unidade específica em local determinado, com
exclusividade. Caso o franqueado almeje conciliar outro tipo de franquia, deverá
consultar o franqueador, como, por exemplo, casas lotéricas e Correios e
Telégrafos.
- Franquia múltipla
Este tipo de franquia permite ao franqueado formar sua própria rede local ou
regional, envolvendo outras franquias unitárias, após seu crescimento até o
limite de mercado. Importante: as partes do negócio mantêm um controle rigoroso
sobre a multiplicação da franquia em rede para não perderem unidade do negócio e
proximidade com o público consumidor.
- Franquia regional
Esta modalidade abre a atuação geográfica ao franqueado, por tempo e áreas
determinadas. Envolve taxa de franquia regional, negociada em pagamento à vista
na primeira etapa, e pagamentos sucessivos a cada unidade de franquia aberta.
Faz parcerias, sob sua responsabilidade, por meio de contratos individuais na
região.
- Franquia de desenvolvimento de área
Este tipo de franquia tem atuação geográfica definida, possibilitando ao
franqueado abrir tanto unidades próprias, quanto unidades em parcerias, em sua
área de atuação. Os contratos são assinados individualmente, pelo franqueador
principal. Os franqueados do franqueado intermediário desenvolvem e multiplicam
suas áreas. É proibida a subfranquia. O franqueado detentor da área recebe taxas
por franquias desenvolvidas com pagamento inicial para desenvolvimento das
outras franquias.
-Franquia master
Também conhecida como Master Franchising. É a franquia limitada à determinada
região geográfica. Dá direito à subfranquias por parte do franqueado, que poderá
criar outras unidades individuais como, por exemplo, franquias internacionais,
sujeitas à legislações e adaptações culturais do país onde se expande.
- Franquia de representação
Neste caso, o franqueador não cede os direitos geográficos de atuação.
Não estrutura as filiais para suporte. O franqueado responsabiliza-se por
determinados serviços, treinamentos, inspeção, publicidade, vendas de franquia
etc.
Quanto à remuneração
- Franquia de distribuição
Trata-se de um tipo de franquia de remuneração básica do franqueador com base
nos produtos ou serviços. Não há taxa explícita de royalties ou taxa inicial da
franquia. Na maioria das vezes, esses custos estão embutidos na receita do
franqueado, envolvendo posteriormente maiores taxas de impostos. Recomenda-se
atenção especial por parte do franqueado, considerando a propaganda enganosa no
custo final de taxas.
- Franquia pura
Esta modalidade ocorre mais no setor de alimentos e serviços. Oferece mais
tecnologia, com taxas de royalties e taxas de franquia sobre a rentabilidade.
Importante: o franqueador não se enquadra como fornecedor e não tem remuneração
sobre fornecimento de terceiros.
- Franquia mista
Este tipo de franquia tem se expandido mais no mercado. Caracteriza-se pelas
taxas de fornecimento de produtos, royalties, taxas de franquia. Tem as funções
de distribuição definidas e separadas das receitas de administração da rede.
|