Engana-se quem pensa que a fluência é o único quesito avaliado pelos
recrutadores em um processo seletivo em outro idioma. O conteúdo, segundo
explica o headhunter e professor do curso de gestão de RH (Recursos Humanos) da
Veris IBTA, Cristiano Rosa, é tão importante quanto.
De acordo com o professor, um dos principais erros que os candidatos cometem,
quando o assunto é entrevista em outra língua, é se preparar baseando-se em
perguntas prontas. Ou seja, apenas decorando respostas de possíveis perguntas
que eles acreditam que podem ser feitas.
Na opinião dele, as pessoas devem estar prontas para o inesperado. “As
pessoas devem estar preparadas para falar o idioma requisitado desde a recepção,
por exemplo (…) Elas devem esperar para serem surpreendidas, com o idioma da
entrevista mudando repentinamente. E, nestes casos, vale lembrar que não é só a
fluência que está sendo avaliada”.
Como se preparar?
Ainda conforme avaliação do especialista, as pessoas que já tiveram fluência
em um segundo idioma em determinado período da carreira, mas que por algum
motivo deixaram de utilizar este idioma por um tempo, são as que mais se
prejudicam em processos seletivos feitos em uma segunda língua.
Assim, orienta, para driblar o erro de julgamento e sobretudo o
constrangimento de “travar” na hora da entrevista, é interessante praticar a
língua com um professor particular ou mesmo um amigo; a medida, diz ele, ajuda a
“desenferrujar”.
Além disso, é interessante pesquisar sobre a empresa, o cargo e checar os
termos técnicos utilizados mais comumente no setor, visto que, muitas vezes, a
pessoa tem a fluência no idioma, mas desconhece os termos técnicos, o que pode
prejudicá-la na disputa pela vaga.
Estar preparado para um teste gramatical também é essencial. O teste, diz o
headhunter, faz parte do processo seletivo de muitas empresas.
E se falhar?
No caso de problemas, especialmente se a pessoa não conseguir fazer
entrevista em outro idioma, mesmo que tenha colocado no currículo que possuía as
competências necessárias para tanto, o ideal é que ela se desculpe e explique
claramente os motivos da ocorrência.
A medida, explica, ajuda a pessoa a não ser preterida em processos futuros.