Negócios / Empreendedorismo - SAC fideliza ou estressa o cliente?
Tecnologia de nada adianta quando a equipe de atendimento não é bem
preparada.
Quando uma empresa decide instalar um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC),
pode optar por soluções tecnológicas que arquivam o nome do consumidor em um
banco de dados, controlam data, motivo, prioridade da ocorrência e previsão de
solução. Também é possível registrar o tempo gasto na resolução da ocorrência e
o tipo de solução adequado. Mas toda essa estratégia para fidelizar o consumidor
desaparece diante de uma equipe mal-preparada, que acaba estressando o cliente
em vez de ajudar.
Para o consultor, uma equipe de atendimento bem treinada faz toda diferença e
reforça a boa imagem da empresa na memória do consumidor.
"É preciso orientar a equipe que o SAC não representa os interesses da empresa
junto ao consumidor, mas os interesses do consumidor junto à empresa. É,
inclusive, um ótimo medidor de desempenho e qualidade, já que aponta o que não
está dando certo".
Abaixo segue os quatro princípios do SAC eficiente:
- Quando o consumidor registra uma reclamação, antes disso alguma parte do
processo não foi cumprida satisfatoriamente. É preciso ter em mente que o SAC
não faz milagres para a empresa, mas reflete os problemas de imagem que a marca
vem enfrentando por conta de não atingir a qualidade total. Corrigir essas
falhas é o primeiro passo;
- O atendente deve ser treinado a valorizar cada cliente que liga para reclamar.
"Um cliente a mais, ou a menos, não fará diferença", é o que diz o colaborador
descomprometido com o sucesso da marca. Um bom preparo mostrará a ele a
importância de funcionar como um verdadeiro radar para a empresa;
- É preciso empregar pessoas qualificadas para a função. Há empresas em que
basta um curso rápido sobre seus produtos e serviços, além de um treinamento
sobre cortesia e eficiência ao telefone. Outras, em que os atendentes devem ter
um grau de instrução mais especializado para responder a questionamentos
complexos, ou seja, o perfil dos clientes definirá o perfil dos atendentes;
- É importante haver controle do serviço oferecido pelo SAC, criando um "cliente
surpresa". As perguntas têm de ser fáceis, para não levantar suspeitas, mas
devem permitir dimensionar a facilidade de acesso, demora no atendimento,
saudação inicial e atenção para com o cliente.
Também são importantes alguns pontos que chamam a atenção dos clientes tanto
no atendimento telefônico quanto no pessoal:
- A simplicidade com que atende ao público;
- A capacidade de chamar as pessoas pelo nome;
- A orientação de informações e possíveis dúvidas;
- A inovação constante;
- A simpatia;
- O ambiente agradável.
Referência:
gestaodecarreira.com.br
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