Abordar o tema Marketing Pessoal após tantos outros autores já tendo escrito
sobre ele não é tarefa simples; exige um algo mais e é exatamente este algo mais
a grande chave, ou o ponto central de quando tratamos deste assunto.
É importante, antes de aprofundarmos sobre o tema central, entendermos o
momento pelo qual passamos, suas transformações e seu legado, para que possamos
compreender a importância e aplicabilidade do Marketing Pessoal.
É fato que grande parte de todo este processo de mudanças e velozes
transformações pelo qual todos estamos vivenciando, é decorrente de dois fatores
principais: a globalização e o desenvolvimento tecnológico. O mundo como o
conhecemos hoje faz parte deste processo ou advém dele. Octávio Ianni afirma que
a globalização está presente na realidade e no pensamento, desafiando grande
número de pessoas em todo o mundo. O desenvolvimento da tecnologia acelerou o
processo de globalização e vice-versa, promovendo um ciclo contínuo e
irreversível, capaz de alterar culturas, sociedades e o próprio homem.
A partir destes dois fatores, outros vieram compor o cenário atual: busca
permanente pela qualidade de produtos, serviços e de vida; maior presença da
mulher no mercado de trabalho e em outros segmentos da sociedade, até então
predominantemente masculina; segmentação do consumo, para atender novos mercados
cada vez mais competitivos e exigentes; trabalho em equipe, como propulsor da
revolução do comportamento interno nas organizações, onde faz-se mais com menos
gente; conceito e prática da melhoria contínua - aplicada a processos e pessoas;
terceirizações, quarteirizações, downsizing, preocupação com o meio ambiente e a
comunidade etc.
Diante deste cenário e muitas outras transformações ocorridas no meio
organizacional e social, surgiu o Marketing Pessoal, como forma de revalorização
das capacidade e competências do homem.
O cineasta americano Woody Allen, afirma que oitenta por cento do êxito
consiste em aparecer. Mas é óbvio que para passarmos do ridículo ao êxito na
arte de aparecer, faz-se necessário uma boa dose de planejamento e estratégia,
que são os pilares do Marketing Pessoal, ou seja, como destacar-se em meio a
tantos e atingir o sucesso global. Para isto destaco algumas delas a seguir,
lembrando que em todo processo de desenvolvimento pessoal é importante
preservarmos nossas características, evitando a busca de ser aquilo que não
somos.
O primeiro passo é construir uma auto-imagem positiva e otimista. As pessoas
esquivam-se daqueles que estão sempre mau humorados ou torcendo para tudo dar
errado.
Como nos ensina as sucedidas estratégias do marketing tradicional, todo
produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da sua comunicação e
apresentação pessoal, pois são o seu cartão de visitas.
Demonstre iniciativa, persistência e motivação em tudo que faz. Certamente
isto trará a atenção das pessoas, identificando-o como alguém interessante e
interessado.
Fique atendo ao feedback. Saber o que as pessoas pensam a seu respeito pode
ajudar a mudar pequenos hábitos e costumes, se necessário.
Muitas vezes pela pressão do dia-a-dia, esquecemo-nos das pessoas
consideradas "sem importância", como o porteiro, a faxineira, o guarda, o
manobrista, o atendente etc. Porém, imagine o mundo sem o trabalho e a dedicação
destas pessoas? Muitas vezes, um simples "bom dia" é o suficiente para tocarmos
o coração das pessoas e cativá-las para sempre. Lembre-se: todos são importantes
e assim devemos nos sentir!
Outra estratégia interessante para o aprimoramento diário é utilizar a
técnica do benchmarking. Normalmente utilizado pelas empresas, podemos
adaptá-la, fazendo o benchmarking de pessoas que admiramos, ou seja, aprender
com elas como desenvolver as características que as tornam tão especiais.
Seja justo e pontual com seus compromissos. Atenda as pessoas rapidamente, se
não for possível pessoalmente, escreva, telefone, mas responda as chamadas
depressa!
Saiba atender um pedido, auxilie, preste ajuda. Muitas vezes uma ajuda
desinteressada pode transformar-se em uma grande amizade ou a conquista da
admiração pelas demais pessoas.
Tenha prazer no que faz e faça com prazer, pois se você não fizer por você,
quem o fará?
Tente sinceramente não dizer nada negativo ou de julgamento sobre outra
pessoa durante todo um dia. Se você conseguir, tente outro dia. A disciplina
verbal pode se tornar um hábito e vale a pena.
Venda corretamente sua imagem: ser competente e parecer competente.
Com todas estas estratégias em mãos, utilize o bom senso para distinguir
aquilo que é possível fazer, aquilo que não irá comprometer sua essência. Sem
dúvida, o Marketing Pessoal é uma técnica eficaz para o sucesso global, mas se
utilizada de forma correta e bem intencionada, valorizando as pessoas no cominho
para o sucesso pessoal e profissional.
Para finalizar, vale refletir sobre o que o jornalista Whit Hoss escreveu:
"sucesso é acordar de manhã - não importa quem você seja, onde você esteja, se é
velho ou se é jovem - e sair da cama porque existem coisas importantes que você
adora fazer, nas quais você acredita, e em que você é bom. Algo que é maior que
você, que você quase não agüenta esperar para fazer hoje."
Rogerio Martins, Psicólogo, Consultor para o Desenvolvimento Pessoal e
Organizacional e Diretor da Persona Consultoria & Eventos.