Negócios / Empreendedorismo - Qualidade na gestão comercial
Os responsáveis
pela área comercial das empresas vem sendo pressionados continuamente por todo
lado. Ora são os clientes que querem melhores produtos e menores preços, ora são
os próprios colegas que cobram mais venda e maior lucro.
A empresa tem uma dependência direta da sua área comercial e deixa isso bem
claro no dia a dia. Para fazer frente a esta pressão os responsáveis -
diretores, gerentes - tem pronta uma resposta padrão. É o mercado. Tudo o que
tem acontecido de bom ou ruim neste país tem um culpado imediato, o tal de
mercado. Mas vamos avançar um pouco e pedir aos que tem a resposta pronta para
elaborar um "retrato falado" do inimigo número um das empresas ( e parece, dos
governos). Ai a coisa complica. Muitos executivos com anos de praia, como gostam
de salientar, não passam de duas ou três palavras vagas e indefinidas para
explicar o que afinal eles denominam de mercado. Para alguns o mercado é a sala
do comprador, enquanto que para outros é o aparelho de fax por onde "entram" os
pedidos. Desta forma fica quase impossível acompanhar ou sequer prever o que
está acontecendo no mercado. A atividade comercial deixou de ser há muito tempo
um conjunto de tarefas empíricas executadas ao sabor do momento e baseada
exclusivamente em relacionamentos pessoais.
A concentração de compradores está tornando o ambiente de vend12 muito mais
complexo do que o existente há alguns anos atrás. Os papeis e tarefas de toda a
área comercial precisam ser revistos urgentemente. A sobreposição de atividades
existente ainda em muitas empresas precisa ser modificada para dar maior
competitividade a toda a equipe. Todos devem ter seus próprios clientes do
diretor ao vendedor. Todos precisam vender, estar em contato com clientes e
consumidores o tempo todo. Sei que alguns executivos, ao lerem este texto,
exclamarão. Mas quem vai pensar? Quem vai planejar? Ora companheiros, quem pode
pensar e planejar baseado apenas em informações que poderão estar sendo
filtradas por dois ou três níveis hierárquicos, antes de chegar a quem decide?
Desta forma fique atento, pois enquanto outras empresas colocam seus melhores
talentos para manter contato direto com clientes e consumidores, sua empresa
pode ficar sabendo das mudanças do mercado pelo aparelho de fax. (ou telex).
Programa de Qualidade na Gestão Comercial. A Württemberg Consultoria tem uma
longa e bem sucedida história na área de consultoria e treinamento.
Promovemos seminários de um, dois, três e imersões de 5 dias há 17 anos. Em 1999
além dos seminários já consolidados iniciamos um "Programa de Qualidade na
Gestão Comercial", visando proporcionar aos executivos da área comercial das
empresas um conjunto de ferramentas e conhecimentos técnicos extremamente úteis
ao seu trabalho. O programa é composto de seis módulos abordando temas que
contribuirão significativamente para melhorar o conhecimento e o desempenho dos
participantes. Cada módulo tem como conteúdo básico os seguintes tópicos: -
Visão do Planejamento Estratégico Global e de Marketing. - Análise do
Cenário Econômico - Elaboração das premissas do planejamento
comercial.
Referência:
vendasnet.com.br (Vitor Hugo A. Toss)
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