Administrar as atividades que precisam ser executadas no trabalho em apenas
oito horas diárias até seria fácil se os profissionais de organizações privadas
contassem com um pouco mais de foco e uma menor quantidade de distrações. Isso
por que não apenas a internet, mas também o telefone e os colegas de trabalho
costumam influenciar, e muito, na produtividade do dia a dia de qualquer
trabalhador. Mas será que existe um jeito de driblar esse problema?
De acordo com o especialista em administração do tempo e produtividade da
Triad PS, Christian Barbosa, a resposta é sim. Na opinião dele, uma boa maneira
de contornar essa situação consiste em gerenciar melhor o tempo e as tarefas a
serem executadas no dia a dia.
“As pessoas devem ter uma lista de prioridades do que realmente deve ser
feito durante o dia. Os itens opcionais podem ser concluídos em outro momento”,
orienta Barbosa. "O ideal é que cada profissional comece o dia com a primeira
prioridade da lista, mantendo na ocasião, seu navegador fechado enquanto estiver
realizando a tarefa", explica.
Evite
Muitos profissionais têm uma imensa dificuldade de realizar certas
atividades sem checar o próprio e-mail pessoal, as redes sociais ou mesmo o
noticiário da internet - e isso, acreditem, pode comprometer o desempenho de
qualquer um. Por isso, é importante manter o foco nas atividades que estão sendo
executadas. Assim, evita-se quaisquer interrupções que possam prejudicar a
produtividade do profissional.
“Terminada as tarefas, aí sim vale dar uma espiadinha no e-mail, na internet
e em outros sites se a organização em que o trabalhador atua permitir”, diz
Barbosa.
Para ele, essa simples recomendação depende apenas de treino de disciplina.
“Trata-se de aprender a controlar o tempo para não se tornar escravo dele”, diz.