Muito se fala no e-consumidor e na importância de desenvolver estratégias
assertivas para garantir sua satisfação. Mas e o e-vendedor, você sabe como
contratar um bom profissional de forma a assegurar que o seu e-consumidor seja
bem atendido? Para Robson Tavarone, sócio e diretor comercial do site de Compras
Coletivas, Ótima Oferta, é preciso avaliar quais as características que devem
ser observadas pelo RH no momento da contratação do e-vendedor.
"Inicialmente, identificamos se o candidato está dentro das especificações da
área comercial, ou seja, se possui atributos como proatividade, poder de
persuasão, clareza de ideias, facilidade de se relacionar com variados perfis de
pessoas, entre outras características. Habilidades com novas tecnologias,
softwares de gestão de clientes e redes sociais também é um diferencial
importante. Como o relacionamento com o consumidor é diferente no comércio
eletrônico, também levamos em conta a sua experiência ou facilidade para atuar
na internet", afirma Tavarone.
Para se certificar que aquele candidato tem as qualificações adequadas para
assumir o cargo pretendido, é preciso conhecer as experiências vividas por ele
em outras empresas, bem como formas de abordagem aos clientes. "Neste sentido,
ter um profissional indicado por alguém de confiança torna-se uma boa
alternativa, já que o acesso às suas referências é mais facilitado". Tavarone
lembra ainda que a formação acadêmica é importante para agregar valor ao
profissional, mas a experiência em vendas é fundamental.
"A vivência é sempre um diferencial na hora de contratar um profissional,
especialmente na área comercial em que a competência e a habilidade em lidar com
pessoas são aspectos muito mais relevantes do que um diploma. O nosso grande
desafio, durante o processo de vendas on-line, é proporcionar uma experiência de
consumo positiva. Como o relacionamento pela internet tende a ser mais frio do
que nas lojas físicas, temos que compensar apostando em profissionais
capacitados a prestar um atendimento humanizado e atencioso. Ainda que a
tecnologia seja cada vez mais importante, a verdade é que, no final das contas,
gente gosta de ser atendida por gente", finaliza Tavarone.