Motivação - Motivação e estímulo - os detalhes que fazem a diferença
As organizações precisam compreender o conceito da instituição em si, a
natureza dos negócios, a sua razão de existir e as pessoas que elas atingem. As
empresas desenvolvem declarações de missão que devem ser compartilhadas com seus
funcionários, colaboradores, clientes e acionistas. Um discurso de missão bem
formulado traz aos funcionários um senso compartilhado de propósitos, direção e
oportunidade.
A empresa que tem a preocupação de disseminar a prática da responsabilidade
social no ambiente organizacional ajuda a entender e incorporar de forma
progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável, a
assumir responsabilidades com todos os colaboradores que são influenciados por
suas decisões. Uma empresa socialmente responsável não é aquela que faz doações
ou filantropia – é aquela que é empresa-cidadã. Isso quer dizer não poluir o
ambiente, respeitar as leis, pagar os impostos, beneficiar a sociedade,
contribuir para o desenvolvimento social e mercadológico, e claro, promover o
exercício da solidariedade.
No ambiente corporativo, é necessário alinhar os pensamentos, direcionar os
esforços para realização das metas pré-determinadas, promover integração dos
funcionários, a fim de atingir o sucesso dentro e fora do ambiente de trabalho e
alcançar a imagem de credibilidade da sociedade.
Para tanto, é preciso encontrar a motivação e o incentivo no ambiente
organizacional e estimular a produtividade, gerando resultados mais positivos e
lucrativos. Mas o que é motivação? É uma força intrínseca, a ação parte de
dentro para fora do indivíduo e não de fora para dentro. Por exemplo, as
empresas que reconhecem a produtividade de seus funcionários, como o McDonald´s,
que sempre destaca em seu mural o colaborador do mês, ou mesmo através de uma
política de reconhecimento, como a da Nagem Distribuição, uma das principais
empresas do ramo no país, com programas de interação desenvolvidos na própria
empresa e com ações que homenageiam os seus profissionais em Dias Especiais.
A preocupação com o bem-estar está vinculada a campanhas motivacionais, à
introdução de novas formas de remuneração e de participação nos lucros, à oferta
de inovações tecnológicas, entre outras ações. Todas as instituições que tomam
estas iniciativas contam com pessoas comprometidas, produtivas e parceiras no
negócio da empresa. Existem diversas formas de fazer, e é justamente nas
diferenças que encontramos aquele detalhe que faz a distinção no dia-a-dia do
colaborador.
Algumas empresas optam por ações com pequenos investimentos, mas que causam
efeitos mais pontuais na vida pessoal dos seus colaboradores, como comemoração
de aniversários, campanhas de incentivo, celebração em datas especiais como os
dias das Crianças e da Secretária. Nestas iniciativas, o funcionário se integra
e sente orgulhoso de trabalhar em uma empresa que demonstra se preocupar com a
qualidade de vida de todos os envolvidos.
Outras organizações optam pelo benefício financeiro, com o estímulo de metas de
crescimento que se relacionam aos resultados de cada colaborador. A partir
disso, premiam aqueles que alcançaram ou superaram as metas e estudam os
profissionais que não atingiram este objetivo. Nestes casos, o profissional se
sente desafiado e, quando atinge as metas, duplamente recompensado – pessoal e
financeiramente. E os que não atingiram? Bom, o jeito estimulante de tratar é
buscar uma conversa e identificar porque houve rendimento inferior, criando um
plano de ação.
Atualmente percebe-se que um grande número de empresas utilizam enfoque social
atrelado à remuneração variável na busca da satisfação dos seus clientes
internos, levando em consideração a realidade e cultura de sua organização.
Portanto, o segredo é combinar Motivação e Estímulo. Descobrir os sonhos de uma
pessoa pode parecer tarefa impossível, mas não é. Manter esforços para
estabelecer vínculos entre a vida profissional e pessoal resulta em um
colaborador mais realizado, produtivo e comprometido em valorizar a cultura da
busca de excelência. Neste processo de integração ganham os indivíduos, as
famílias, a sociedade e as organizações.
Referência:
clientesa.com.br
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