Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Fazer dinheiro é diferente de ganhar dinheiro 

Data: 28/11/2011

 
 
Assim como existe uma diferença grande entre poupar e investir, também ganhar é diferente de fazer dinheiro.


Quem viveu no Brasil até o século XX e investiu, provavelmente ganhou dinheiro até com certa facilidade e baixo risco. Na minha visão, ganhar dinheiro é quando o investimento realizado não cria dinheiro, simplesmente o transfere de mãos. Uma instituição bancária ganha dinheiro captando a juros baixos e emprestando a juros altos, o chamado spread. Perceba que não é criado dinheiro, ele apenas muda de dono.


Os juros brasileiros sempre foram um dos mais altos do mundo. E isto é ruim para o país, pois mitiga o crescimento. Porém, é vantajoso para o “emprestador”, afinal, juros altos, rentabilidade alta nos negócios. Tanto o governo como diversas empresas sempre gastaram mais do que arrecadaram, sempre estão precisando de dinheiro, e quem está do outro lado, do lado “emprestador”, sempre se deu bem com isso.


O momento econômico brasileiro mudou, melhor, vem mudando. O spread é menor a cada ano e ganhar dinheiro é cada vez menos lucrativo. Aí que o investidor deve mudar a forma de lucrar, ao invés de ganhar deve-se fazer dinheiro.


E como se faz dinheiro?


Criando-se novos nichos de mercado, agregando-se valor ao produto ou serviço.


Veja um clube de futebol, ele faz dinheiro ao investir nas categorias de base do clube, encontrar garotos com potencial; treinar, aprimorar, lapidar e “vender” o jogador com alto lucro. O clube fez dinheiro e não somente ganhou dinheiro.


O mesmo acontece com o Cirque du Soleil que ao reinventar o circo e o conceito de espetáculo criou um novo nicho de mercado no qual não há concorrência. Fez e faz dinheiro cobrando 500 reais num ingresso para 2 horas de espetáculo. Perceba que quando se cria um novo nicho, onde não há comparação, não existem regras. Não é possível dizer que o ingresso é caro ou barato porque não há com quem comparar. Criou-se um serviço totalmente novo onde o dinheiro é criado.


O investimento em ações


Investir em empresas de valor é investir em empresas que fazem dinheiro. É investir em empresas que com uma vantagem competitiva de longo prazo, criam novas demandas, exploram mercados ainda inexistentes e fazem dinheiro.


É possível se ganhar dinheiro na bolsa se especulando, assim como é possível participar do crescimento de uma empresa e fazer dinheiro com ela.


Títulos Públicos e CDS’s


Investimento nesses negócios, na minha visão, é ganhar dinheiro e não fazer dinheiro. Onde se empresta ao governo ou a um banco se ganhando com os juros recebidos e não na criação de valor.


Concluo dizendo que para enriquecer e fazer fortuna no Brasil será necessário FAZER dinheiro, ou seja, inventar novos nichos, criar demandas, explorar novas oportunidades. O tempo de enriquecimento apenas GANHANDO dinheiro, na minha forma de enxergar o Brasil, está acabando e não será mais possível se enriquecer desta maneira. Pense nisso!



 
Referência: Finanças Pessoais
Autor: Jônatas Silva
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Dívidas / Endividado ?‘Emprestar’ nome para fazer compras pode ser mau negócio
Carreira / EmpregoInternet ajuda a divulgar trabalhos: chance de visibilidade profissional
Modelos de documentosAta de Constituição
Negócios / EmpreendedorismoResponsabilidade social deve estar presente na estrutura da empresa
Banco / Cheque / ContaOs direitos dos correntistas
Negócios / EmpreendedorismoConheça a diferença entre o empreendedor nato e o empresário comum
Impostos / TributosDepois dos ganhos, os tributos: entenda a cobrança de IR no mercado de ações
Investimentos / FundosEmpresas divulgam resultados: como investidor, o que devo olhar?
Negócios / EmpreendedorismoTáticas e estratégias de negociação - Parte II
Investimentos / FundosAnálise fundamentalista requer foco exclusivo no longo prazo