Para que uma Promoção de Vendas apresente o resultado desejado deve ser muito
bem planejada e divulgada. É importante que a empresa utilize todos os materiais
de merchandising possíveis, além de meios de comunicação em massa, como:
Revista, Jornal, Outdoor entre outros.
Há várias ações de Promoção de Vendas que podem ser utilizadas por sua
empresa onde cada uma tem um resultado específico para sua loja, cidade,
público-alvo, etc. É importante ressaltar que campanhas promocionais que
envolvam amostras, sorteios e vales brindes necessitam de autorização da Receita
Federal, pois possuem legislação específica.
Vou citar algumas idéias que podem ser utilizadas para colaborar no aumento
das vendas e na manutenção e fidelização de clientes:
1. Cartão de fidelidade: Desenvolva um cartão de fidelidade onde o
cliente cadastrado acumula pontos em suas compras e poderá trocar estes pontos
por brindes, produtos ou descontos diferenciados.
2. Cursos: Lojas de cosméticos, por exemplo, podem oferecer curso de
maquiagem para suas clientes, porém, com uma inscrição de R$ 50,00 a qual
poderão trocar em mercadorias. O mesmo pode ser feito para empresas do meio
alimentício com cursos de congelamento, etc. Uma concessionária pode oferecer um
curso como cuidados básicos de manutenção ensinando a verificar óleo, trocar
pneus, paletas e observar outros detalhes simples. Uma loja de móveis ou cama,
mesa e banho pode orientar seus clientes a realizar limpeza correta dos tecidos.
3. Aniversário do Cliente: Ofereça uma vantagem ou um desconto aos
clientes que fizerem aniversário no mês, na semana ou no dia em que estão
aniversariando.
4. Super Amigo: Apresentando um amigo que venha a se tornar cliente da
loja, ambos poderão ganhar condições especiais ou brindes.
5. Demonstrações externas: Vários tipos de lojas, principalmente de
móveis e decorações, levam gratuitamente na residência de seus clientes, opções
de móveis e decorações para que eles decidam vendo "in loco" e retornam com o
que não foi escolhido. Pode ser um risco levar e não vender nada, mas
normalmente as compras são efetivadas. É como comprar roupas, aquelas que
provamos, decidimos mais facilmente.
6. Dia do Profissional: Praticamente todas as profissões são
homenageadas em um dia do ano. Neste dia, ofereça condições especiais para
atrair esses profissionais.
7. Garantia: Ofereça garantia extra para os produtos que você vende.
Mesmo que você comercialize artigos já garantidos pelo fabricante, o cliente
terá mais confiança em comprar na sua loja.
8. Eventos do momento: Aproveite a Copa do Mundo, Rock in Rio,
Olimpíadas entre outros eventos de grande repercussão e desenvolva ações
exclusivas para o período. No caso de campeonatos de futebol é possível
organizar um "bolão" onde os clientes que realizarem compras, farão um bolão e
irão concorrer a prêmios de sua loja.
Conheça bem seus clientes e mantenha sua loja em constante mudança, pois
assim estará sempre um passo a frente de seus concorrentes e terá maior chance
de sucesso!