A expectativa de crescimento do consumo no segundo semestre, por conta
especialmente das datas comemorativas, como o Dia dos Pais, Dia das Crianças e
até mesmo o Natal, trazem à tona também a preocupação com as fraudes do cartão
de crédito.
Segundo a empresa de tecnologia Acesso Digital, a digitalização de documentos
chega a reduzir em até 95% as tentativas de fraude nos estabelecimentos
comerciais. “Com o aumento das transações, empresas e consumidores também devem
redobrar a atenção aos riscos de fraudes, principalmente em operações com
cartões de crédito”, declarou o consultor da área financeira da Acesso Digital,
Alex Yamamoto.
O executivo salienta que a digitalização de documentos, no ponto-de-venda,
bem como o uso de webcam para registrar a imagem do consumidor, na hora da
concessão do crédito, podem ajudar a evitar problemas recorrentes e aumentar a
efetividade nas transações.
Porém, lembra ele, as principais recomendações do lado do consumidor ainda
recaem sobre os cuidados com os dados pessoais e o uso de senhas.
Recomendações
Entre as dicas mais importantes, está a atenção ao efetuar o pagamento em um
estabelecimento comercial. “Procure olhar o que está sendo feito com seu
cartão”, alerta a empresa. “Preste atenção se o funcionário não vai a um local
afastado para efetuar a transação”.
Além disso, é preciso examinar cuidadosamente a fatura e, se possível,
monitorar a conta bancária em tempo real, pela internet. Guardar todos os
recibos e protocolos de cartões, especialmente os de caixas automáticos,
supermercados e postos de gasolina, também pode ajudar na hora de comprovar
potenciais fraudes.
Por fim, a empresa recomenda que os consumidores “não respondam dados
pessoais em e-mails ou ligações, evitem passar o número do cartão de crédito em
voz alta em locais públicos e nunca forneçam números de conta, senha ou outras
informações pessoais a terceiros”.