Se por um lado muitas empresas estão se reinventando para atrair os
profissionais da Geração Y, por outro, alguns desses indivíduos, que se
caracterizam por terem nascido a partir de 1978, apresentam falhas
comportamentais que podem comprometer seu sucesso no mundo corporativo.
Já é possível observar que o mercado de trabalho está se modificando no
sentido de reter os candidatos mais jovens. Exemplo disso são as mudanças nos
planos de carreias das empresas, com foco nos anseios desses profissionais e,
também, a flexibilização dos horários de trabalho.
No entanto, apesar das empresas estarem se esforçando para atrair e reter
esses jovens, algumas de suas características comportamentais negativas pode
limitar o sucesso da sua carreira. Nesse sentido, de acordo com a coach Liamar
Fernandes, muitos profissionais da Geração Y pecam quando o assunto é respeito e
disciplina.
Respeito e disciplina
É possível observar que alguns indivíduos da Geração Y simplesmente não
respeitam a cultura das empresas em que trabalham. “Eles passam por cima como se
aquilo não existisse”, afirma Liamar. Esse tipo de comportamento, que parece ser
mais constante entre os profissionais das gerações mais novas, limita de forma
importante o sucesso da carreira.
É importante, portanto, entender que as empresas têm suas normas e por mais
liberais que os profissionais sejam é preciso respeitá-las. Nesse sentido, a
sugestão é que os profissionais da Geração Y observem o comportamento, por
exemplo, dos baby-boomers, que, em sua maioria, se caracterizam por respeitar as
normas das empresas.
Liamar também destaca a questão da disciplina. De acordo com a experiência da
coach em selecionar candidatos, os mais jovens, que possuem um espírito muito
mais individualista, sobretudo quando comparados aos profissionais da Geração X
(nascidos a partir de 1965) ou mesmo dos baby-boomers (nascidos entre 1946 e
1965), mostram pouco apego à disciplina.
Na prática, observa-se que os mais jovens não se comprometem com horário, com
entrega de trabalhos, nem mesmo se mostram muito preocupados com a hierarquia.
Esse tipo de comportamento, explica Liamar, não é observado em todos os
profissionais da Geração Y, ou seja, não é algo generalizado, no entanto,
aqueles que trabalham desta forma fatalmente perderão espaço no mundo
corporativo.
Aprendizado mútuo
Liamar ainda avalia que profissionais de diferentes gerações devem sempre
tentar aprender uns com os outros. Se os mais velhos são mais tolerantes,
responsáveis, obedientes e pacientes, essas características devem ser observadas
pelos mais jovens, no sentido de se tornar um profissional completo, habilidoso
e competente.
Os mais velhos também podem aprender com os mais novos, sobretudo no que diz
respeito à tecnologia e informática. “A Geração Y traz respostas rápidas
utilizando recursos da informática com excelência”, finaliza.