O boicote à liderança não é comum, mas acontece. Neste caso, alerta a
consultora em Recursos Humanos do Grupo Soma Desenvolvimento Corporativo, Jane
Souza, é preciso agir rápido para não prejudicar a empresa.
“Boicote é um processo complicado dentro das empresas, sinaliza perdas. Se o
gestor percebe algum tipo de dificuldade, é preciso agir rápido, antes que a
situação chegue ao limite”, ressalta.
Uma demanda de saídas muito forte na equipe, piora na qualidade e
produtividade dos membros, sem nenhum motivo aparente, podem revelar que há
problemas.
Na opinião de Jane, o líder precisa ter a competência de fazer a leitura
sobre o que está acontecendo e, percebendo o que pode estar de fato ocasionando
a situação negativa, ter maturidade para resolver a questão.
Dicas
Ainda na visão da consultora, fazer uma autorreflexão e buscar ouvir a
opinião de outros gestores são atitudes positivas, que podem ajudar a contornar
o problema. Contudo, diz, este líder deve estar realmente disposto a ouvir
críticas, processá-las e aproveitar o que há de melhor.
Outras atitudes que podem auxiliar é ter uma conversa franca com o RH da
empresa ou mesmo procurar cursos que auxiliem na gestão.
“O RH pode aplicar uma pesquisa de clima. Isto é saudável e ajuda a apontar
os problemas (…) Lidar com pessoas é um desafio e fazer um curso pode ajudar”.