Utilidades - Transporte: Atendimento a deficientes
Atendimento a
deficientes
Metrô
Esse atendimento é feito nas estações por empregados especialmente treinados e
consiste no acompanhamento ao usuário para o embarque e desembarque em
concomitância ao monitoramento feito pelo CCO - Centro de Controle Operacional.
O Metrô dispõe, ainda, de
elevadores especiais dotados de sinalização em braile e intercomunicação,
instalados nas estações da rede para facilitar o uso do sistema por usuários com
dificuldade de locomoção, inclusive idosos.
Além disso, é dado atendimento preferencial a esses usuários nas bilheterias,
nos bloqueios e nos trens, com a implantação de assento reservado com cor
diferenciada e sinalização específica em todos os carros.
CPTM
Usuários especiais, Portadores de Deficiência, que tenham interesse em obter a
sua credencial de livre acesso aos serviços da CPTM, devem procurar o Posto
Médico de Atendimento mais próximo da sua residência, para que seja realizada
uma perícia.
Após o período estabelecido pelo Posto Médico para envio do laudo à CPTM, o
usuário deverá comparecer à Estação Barra Funda, munido de comprovante de
residência (conta de água, luz, gás ou telefone).
A CPTM, pelo seu programa de reforma e modernização de trens, disponibiliza
espaço nos trens para cadeira de rodas e equipa-os de comunicação visual
eficiente nos assentos reservados a usuários especiais.
A Companhia garante acesso livre aos usuários especiais credenciados pela EMTU,
por meio de apresentação de credencial emitida pela empresa.
Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone 0800-550-121 (ligação
gratuita), das 7h às 19h, de 2ª a 6ª feira.
Fonte: Companhia do
Metropolitano de São Paulo - Metrô e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
- CPTM
|