A falta de confiança é um dos motivos para que os profissionais não rendam o
máximo possível dentro da empresa, segundo avalia o sócio-diretor da Muttare
consultoria de gestão, Tatsumi Roberto Ebina.
De acordo com ele, ao conceder poder de decisão aos seus colaboradores, as
organizações podem sentir, até no curto prazo, algumas mudanças positivas, além
de prevenir eventuais riscos.
“As empresas têm o poder de modificar o pensamento e alinhar os valores dos
colaboradores com os seus. Porém, existe uma lacuna entre o que as empresas
pregam em seus discursos e o que elas realmente praticam para dar mais autonomia
aos seus funcionários. Impedir que eles exerçam um papel de maior destaque inibe
que eles cresçam. E essa insatisfação pode resultar em comportamentos
prejudiciais para as empresas”, avalia.
Respeito
Além da falta de confiança, o especialista acredita que “muitas empresas não
valorizam o colaborador”, sendo que algumas sequer o respeitam. Tais
comportamentos também acabariam por impactar no rendimento do profissional, que,
muitas vezes, diz ele, precisa manter uma imagem para assegurar o crescimento
dentro da companhia.
“Valorizar não se refere apenas à questão da remuneração. O que conta
verdadeiramente é que as pessoas precisam ser respeitadas naquilo que elas são.
Na medida em que estão dentro da empresa passaram por um processo de seleção que
as qualificou e as identificou com os valores e competências requeridas para
aquela organização (…) É preciso mudar o comportamento predominante nas
organizações”.