É essencial fazer um trabalho bem feito para se destacar e progredir na
carreira. Nesse caminho, os superiores são fundamentais para dar o famoso
feedback, permitindo que o profissional ajuste alguns pontos da sua atuação.
Porém, se a ideia é analisar seu trabalho, que tal praticar a autoavaliação?
Ouvir o que o chefe tem a dizer é indispensável na trajetória profissional,
no entanto, é possível também ajustar alguns pontos por meio de uma análise
própria. Com a ajuda de especialistas, a equipe InfoMoney elaborou algumas dicas
para a realização de uma autoanálise eficiente:
1. Reflexão - de acordo com a master coach Marilia Targinao, o
primeiro passo para uma autoavaliação é refletir. Nessa reflexão, deve-se tentar
identificar os pontos fracos, os fortes, as oportunidades e as limitações ou
ameaças do profissional. Outra orientação nesse processo de reflexão é observar
os valores e a cultura da empresa. Só sabendo como a empresa ‘pensa’ é que o
profissional pode avaliar se está atuando de forma coerente ou não.
2. Observe seu trabalho - depois de listar todos os elementos citados
no passo anterior, a recomendação é observar seu trabalho. Na prática, se o
profissional identifica a comunicação como uma das competências mais importantes
para o seu trabalho, ele deve prestar atenção como se comunica.
Numa reunião, por exemplo, analise como é sua comunicação, ou seja, como fala
e o que fala. Só com esses dados em mãos será possível partir para a análise, ou
seja, tentar entender os pontos positivos e os negativos da sua comunicação e
pensar como poderia ter feito diferente.
3. Busque a avaliação dos pares - a avaliação do trabalho não deve se
limitar àquela realizada pelo chefe. A consultora de recrutamento e seleção da
Ricardo Xavier Recursos Humanos, Sueli Duarte, sugere que os profissionais peçam
um feedback de mais pessoas.
Sueli recomenda a elaboração de um questionário de avaliação. Deve-se
selecionar as competências mais importantes para o seu trabalho e inserir nesse
documento. Depois de elaborado, peça para que seus pares e demais membros da
equipe responda-o. É importante deixar claro para aqueles que vão avaliá-lo que
sua intenção é melhorar sua performance. “Crie um ambiente de confiança”, sugere
Sueli. A intenção aqui é evitar que as pessoas se sintam inibidas a pontuar os
pontos negativos.
4. Teste - alguns testes são úteis para identificar o perfil
profissional do trabalhador. Assim, tendo um conhecimento melhor de suas
próprias características, será mais fácil elaborar um plano de ação. Sueli
sugere o MBTI, um dos testes que ajudam a conhecer o perfil profissional. Apesar
desse teste não dizer nada sobre a performance, é interessante para entender
melhor seu perfil e poder ajustar seu plano de ação.
“O profissional reponde uma série de perguntas, e o resultado mostra qual seu
tipo de liderança, seu tipo de comunicação, as possíveis interferências, onde
ele deposita energia, se ele é emocional ou racional, entre outros”, explica.
5. Capacidade de entrega - alguns sinais podem mostrar se o trabalho
está sendo bem desempenhado ou não. Se o chefe faz algumas demandas que não são
entregues no prazo, é fácil perceber que o trabalho não anda bem. Por outro
lado, se o profissional recebe tarefas além das cotidianas, é um sinal de que
seu trabalho está sendo bem recebido e seu chefe confia em sua capacidade de
entrega. Analisar se suas metas estão sendo atingidas é outro importante
indicador de desempenho.
6. Seu conhecimento está sendo solicitado? - segundo o professor do
curso de Recursos Humanos da Veris IBTA e headhunter, Cristiano Rosa, uma
análise que ajuda o profissional a avaliar como está o seu trabalho é “ver até
que ponto ele está sendo referência para a tomada de alguma decisão”.
Na prática, participar de reuniões ou de novos projetos, por exemplo, mostra
que está fazendo um bom trabalho e a empresa está solicitando seu conhecimento.
<7>. Networking e interação – Rosa ainda lembra que ter uma agenda
repleta de contatos não é suficiente. É preciso interagir. Assim, na autoanálise,
veja com qual frequência as pessoas estão requisitando algo de você. Isso
demonstra sua importância e referência. O mercado também pode dar sinais de que
seu trabalho está sendo bem feito, à medida que oportunidades aparecem sem que
você esteja procurando.