Há algumas decisões que você terá que tomar antes de vender seu carro. Você
quer vendê-lo pela internet? Talvez colocar um anúncio no jornal?
Concessionária? Revendedora? Participar de uma feira? As informações a seguir
são úteis, não importa como você quer vender o seu carro.
Antes de fazer a venda, é importante entender o mercado. Por exemplo,
conhecer o tipo de pessoa que se interessaria pelo seu carro ajuda a decidir
onde colocar anúncios. Após fazer a pesquisa de preço do seu veículo, você
determina o valor a ser cobrado e elabora um anúncio que chame a atenção. Você
deverá preparar seu carro para a venda, lavando-o e limpando-o. É importante
compreender como se deve negociar para obter o melhor preço e o que fazer se
você se deparar com um esquema fraudulento ao comprar um carro.
Neste artigo, você aprenderá o que esperar do processo de venda de um carro,
a fim de proporcionar uma experiência positiva para você e para o comprador.
O primeiro passo ao vender o seu carro é conhecer o seu mercado. Em outras
palavras: o seu automóvel é um modelo popular no qual os compradores estariam
interessados? Por acaso você teria que baixar o preço para vendê-lo, pois não há
demanda? Conhecer o mercado - os potenciais compradores - irá
ajudá-lo a responder estas perguntas.
Quanto mais você souber sobre as pessoas que estão interessadas no seu tipo
de veículo, melhor conseguirá atingir este público. Por exemplo, se está
tentando vender um conversível, você deverá anunciar nos meses mais quentes.
Nesse período, as pessoas tendem a andar sem a capota. O mesmo acontece com os
carros esportivos, que geralmente vendem melhor nos meses de verão. Se você está
vendendo um sedã ideal para famílias, vai querer alcançá-las, possivelmente
colocando um anúncio na edição de domingo no jornal local.
Conhecer o máximo possível sobre seu carro e sobre os potenciais compradores
poderá lhe poupar tempo e dinheiro. Isso irá lhe ajudar a obter o melhor preço
se você está vendendo o seu carro sozinho ou através de uma concessionária.
Caminhões e vans que possam ser usados para o trabalho são sempre vendidos e têm
preços competitivos. Cuidado para não subestimar o seu valor.
Use a internet e os classificados do jornal local para encontrar quantos
carros similares há no mercado. Quando for comparar o seu carro aos similares
listados, você deve levar em consideração fatores incluindo a idade do carro, as
condições e a quilometragem. Lembre-se de que carros com quilometragem menor são
mais caros.
O mais importante e que você deve lembrar antes de decidir vender o seu carro
é que vender por sua conta é mais lucrativo do que pela concessionária. Se você
decidir vender pela concessionária, cuidado com valores muito altos
e muito baixos.
Quando a concessionária lhe oferece um valor de mercado muito alto pelo
veículo, é provável que vá usá-lo como parte de pagamento do seu carro novo. A
concessionária cobrirá os prejuízos com o carro usado ao fazer você pagar um
preço maior pelo carro novo. Assim, você não estará poupando nenhum dinheiro. Se
a concessionária lhe oferecer muito pouco pelo valor de mercado do seu carro,
ela pode estar sugerindo que você está obtendo um preço baixo pelo carro novo.
Lembre-se de que você pode negociar um valor de mercado justo na concessionária,
mas você pode conseguir um preço maior vendendo o carro por conta própria.
A maneira mais fácil de determinar o preço do seu carro é saber o que os
outros vendedores estão pedindo através de anúncios online ou impressos.
Você também pode encontrar no varejo o preço sugerido para o seu carro. A
melhor maneira de encontrar esta informação é usar algum guia de
referência, disponíveis na internet.
Uma dica importante é pedir um pouco mais do que você deseja aceitar de fato.
Por exemplo, se você quer receber R$ 15 mil pelo seu carro, deve pedir R$
15.500. Então, se tiver que baixar o preço, não será um prejuízo muito grande.
Após ter se decidido, é hora de tornar o seu carro atraente para os compradores.
A primeira impressão é a que fica! Há algumas coisas que podem ser feitas para
se assegurar de que você e seu carro deixem uma boa impressão no comprador em
potencial.
- Lavar, encerar, e limpar cuidadosamente o carro.
- Tenha uma visão exata das condições do seu veículo inspecionando-o ou
obtendo a opinião de um mecânico.
- Tenha todos os registros de manutenção ou relatórios do mecânico para
mostrar aos compradores.
- Considere fazer reparos de baixo custo em amassos e arranhões, bem como
em pequenos problemas mecânicos, ao invés de vender o carro como está.
- Retire todos os seus pertences do carro. Se o comprador quiser fazer um
test-drive, não é legal que o carro esteja amontoado de coisas.
- Não se esqueça de limpar as calotas e lavar os pneus.
- Limpe as janelas e todas as superfícies espelhadas.
Você deve esperar que os compradores investiguem o carro por completo. Se o
carro estiver na melhor condição possível, você terá melhores chances de
atraí-los.
Agora que o seu carro foi todo inspecionado e limpo, você precisa comunicar
sua intenção de venda aos potenciais compradores.
Termos do Anúncio de Venda de Carro*
Preciso vender - isso geralmente significa que o
vendedor está ansioso por se livrar do carro e poderá aceitar um preço
mais baixo.
Aceito propostas - isso informa ao comprador que
você poderá considerar ofertas abaixo do preço que você pediu.
Preço pedido - esse termo comunica que você tem
vontade de negociar, mas que não aceitar qualquer oferta.
Preço final - este termo é usado para indicar que
você não está aberto a negociações. Isso significa que o mais importante
para você é conseguir o seu preço.
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Algumas pessoas vendem carros anunciando "boca a boca", mas você pode não
encontrar tantos compradores dentro do seu círculo de amizades e família. Por
isso, deve anunciar. Há uma variedade de lugares onde você pode divulgar a venda
do seu carro. Lembre-se de que alguns anúncios, como aqueles nos jornais de
notícias, custam dinheiro, enquanto outros podem ser gratuitos.
Aqui estão algumas opções para você anunciar o seu carro:
- Anúncios classificados do jornal local.
- Jornais semanais locais e jornais gratuitos.
- Quadros de avisos em supermercados, bibliotecas e campi universitários.
- Um anúncio "Vende-se" na janela do carro, com as informações de contato.
Provavelmente será proveitoso anunciar em mais de um lugar. É importante lembrar
que, assim que você anunciar, as pessoas vão começar a ligar para saber sobre o
carro. Muitas hesitam em deixar mensagens, então, dê o melhor de si para atender
todas as ligações.
Decidir onde colocar o anúncio faz parte do quebra-cabeça. A outra é o que
dizer sobre o seu carro. Você precisará incluir as características, a fim de
atrair compradores. Isso inclui a marca, modelo,
ano, cor e características especiais
do carro. Você pode olhar outros anúncios para usar de modelo.
Há mais coisas em um anúncio eficiente do que somente especificações do
carro. Os aspectos mais importantes devem ser destacados. Por exemplo, se ele
possui baixa quilometragem, diga isso. Apresente os aspectos que primeiramente
o atraíram a comprar o carro. Ele é confiável? É econômico? Essas
vantagens devem ser destacadas no seu anúncio, mas somente se forem verdadeiras.
Evite exageros.
Finalize o seu anúncio informando o preço pedido; alguns
vendedores preferem não mencionar o preço, isto irá resultar em muitas ligações
telefônicas de pessoas querendo saber do valor. Pode ser que não estejam
querendo pagar aquilo que você quer pelo carro, por isso, é mais fácil mencionar
o preço no anúncio. Inclua as suas informações de contato e aguarde as ligações.
Saiba como negociar
Alguém fez uma oferta pelo carro. O que você faz agora? Com um pouco de
negociação se vai longe. O comprador irá pechinchar, por isso, tenha em
mente o preço mínimo absoluto que você aceitaria pelo veículo e
mantenha-se nele. Assim como quando você compra um carro novo, você vai
querer sair do negócio se não for exatamente aquilo que você deseja. Se
você já acrescentou um pouco ao seu preço base - digamos 5 ou 10% - pode
negociar um preço que lhe seja aceitável. |
VendendoUma vez que você recebeu o dinheiro da venda, você
registrará a leitura do odômetro (quilometragem) e assinará o documento de propriedade do veículo. O departamento estadual de trânsito irá
emitir um documento do veículo para o novo proprietário.
Em seguida, você fará uma transferência de propriedade com
cópia para ambos. Esse documento deverá incluir:
- Nomes, endereços e números de telefone do comprador e vendedor.
- A marca, o modelo, o ano, a quilometragem e o Número de Identificação do
Veículo (VIN).
- O preço total de venda e forma de pagamento.
- Uma declaração dizendo que o carro foi vendido como estava, significando
que não há garantia (a não ser que seja combinado de outra forma).
- O comprador e o vendedor assinam colocando a data da venda.
Certifique-se de que você e o comprador preencheram todos os formulários
exigidos. Por fim, cancele o seu seguro, espere o cheque do comprador cair e
transfira o nome do proprietário do veículo para o comprador. Depois, entregue
as chaves ao novo proprietário.
Ao seguir esses passos, a satisfação de ambas as partes estará assegurada.
Evitando fraudes
Como muitos de nós sabemos, a compra de carros usados é um negócio com
muitas fraudes. Então, os vendedores precisam estar cientes desse risco. Aqui
estão algumas das fraudes mais comuns:
- Fraudes com Cheques Certificados - esta fraude é freqüentemente feita
através da internet. Um comprador informa que quer comprar o carro e paga
com um cheque próprio. No último instante, inventa um motivo pelo qual
precisa preencher o cheque com valor maior, para que o vendedor lhe devolva
a diferença. Na realidade, o cheque é falso. Isso só é descoberto depois que
se devolve o dinheiro. O vendedor também é responsável por cobrir o valor do
cheque falso. Para evitar fraudes com cheques, ligue para o banco emitente
antes de aceitar o cheque. É conveniente aguardar pela liberação do dinheiro
antes de transferir o carro para o nome do comprador.
- Serviços de Fiéis Depositários Falsos - vendedores de carros online
muitas vezes usam os serviços de fiéis depositários, que cobram e verificam
o pagamento do comprador. O dinheiro fica retido pelo serviço até que todas
as partes fiquem satisfeitas com a venda. Já houve casos de serviços de
fiéis depositários operando através da internet. Verifique se o serviço de
fiel que você deseja contratar é confiável.
A melhor maneira de evitar fraudes é se certificar de que você nunca irá
transferir a propriedade do seu carro até você ter o dinheiro na sua mão. Isso
significa que você recebe dinheiro em espécie do comprador ou aguarda a
compensação do cheque. Evite receber cheques pessoais e permitir que o comprador
pague o carro depois do prazo. Se você seguir essas precauções, a venda do seu
carro será uma experiência tranqüila.
Problemas de pós-venda
Finalmente, você deve estar pensando: "O que irei fazer se eu não estou
satisfeito com a venda?" Se você sente que foi passado para trás, há várias
coisas que podem ser feitas. Primeiramente, contate a polícia local e registre
ocorrência. Depois, pode entrar em contato com o serviço de proteção ao
consumidor do seu estado, o Procon.
Muitos estados não exigem que o vendedor do carro ofereça uma garantia do
veículo. Assim, se o carro quebrar logo após ter sido vendido, você não é mais
responsável. Para evitar problemas, certifique-se de que o carro tenha
sido inspecionado por um mecânico. Se você for sincero quanto à condição do
veículo, pode estar confiante de que fez tudo que pôde para ser um vendedor bem
sucedido.
Vender um carro deveria ser uma experiência positiva tanto para o comprador
como para o vendedor. Na situação ideal, cada um recebeu o que queria: o
comprador recebeu um carro e o vendedor, uma quantia em dinheiro. Conhecer o seu
mercado, colocar um bom anúncio, negociar o melhor preço, finalizar a venda e
saber o que se pode fazer se as coisas não forem bem, torna a venda do seu carro
uma experiência positiva e descomplicada.