Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - Erro mais comum do investidor é não considerar fundamentos da empresa 

Data: 04/04/2011

 
 

Quais são os erros mais comuns dos investidores quando eles montam uma carteira de ações? De acordo com o analista do Banco do Brasil, Max Ricardo, é simplesmente se deixar envolver emocionalmente, ir atrás de dicas e deixar de lado os fundamentos das companhias.

“O investidor muitas vezes se deixa envolver emocionalmente e um dos erros mais comuns é o fato de comprar as ações em alta e vendê-las em baixa”, explicou. “Muitas vezes as empresas têm fundamento, vão se recuperar, mas o investidor se envolve emocionalmente”.

Outro erro, em sua opinião, é a compra de ações com base em dicas. “Elas muitas vezes são micos e podem trazer prejuízos ao investidor“.

E se você pensa que esses erros só acontecem com quem tem pouco dinheiro, está enganado. “O investidor de alta renda é exigente e bancarizado, tem acesso a uma consultoria mais especializada. Mas ele tem a decisão final e, então, está sujeito aos mesmos erros”.

Números da companhia
De acordo com Ricardo, o investidor deve ter informações da empresa, conhecer seus números, para poder ter sucesso.

Além disso, ele deve apostar na diversificação das ações, seja entre empresas e entre setores, para não ter problemas caso um dos papéis comece a apresentar resultado negativo constante. Além disso, o horizonte de tempo do aplicador de bolsa tem de ser longo.

“Tem de pensar no longo prazo, para que o investimento seja mais seguro em bolsa”, destacou.

Para não cometer tantos erros em bolsa, Ricardo orientou os investidores a recorrerem a informações das companhias no site da BM&F Bovespa.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :