Você sabe quais são as habilidades mais requisitadas no mercado
atualmente? Descubra aquelas essenciais para qualquer profissional e saiba como
desenvolvê-las
Um mundo em constante evolução cobra cada vez mais conhecimento e habilidade
das pessoas. No mercado de trabalho, essas exigências são conhecidas como
competências – capacidades necessárias para um profissional se
desenvolver e evoluir. Hoje em dia, a necessidade de pessoas com cada vez mais
habilidades dita moda nas empresas. Uma das palestras de maior destaque no
Conarh 2006 abordou justamente a necessidade do excesso de competências da
atualidade. Por tudo isso, prepare-se: só terá sucesso daqui para frente quem
estiver em dia com as mais diversas competências. E, de acordo com
especialistas, em todas as áreas de atuação o profissional precisa ter jogo de
cintura para se adaptar a diversas situações e funções. “É importante estar
preparado para não ser pego de surpresa com as demandas do futuro”, diz Renato
Hirata, da Hirata Consultores. Para ele, além de investir no que já possui
facilidade, a pessoa precisa trabalhar também seu “lado oculto”, suas
dificuldades, como forma de prevenir-se contra novas exigências do mercado.
Destaque-se dos demais
Ao mesmo tempo em que possui diversas capacidades gerais, o
profissional deve se destacar dos demais em algum aspecto. O consultor enfatiza
a habilidade em comunicar-se e influenciar os outros. “Muitas
pessoas pensam que sabem se comunicar bem, mas nem sempre estão certas”. Para
Hirata, falar muito não é sinônimo de possuir excelência em comunicação – é
preciso saber influenciar e estimular as pessoas com quem se fala. “Essa é a
competência dos verdadeiros líderes. A partir dela, desenvolvem-se habilidades
como negociação e gestão de equipe”.
Cláudia Generoso, coordenadora de RH da consultoria BPI, diz que o melhor a
fazer é desenvolver competências focadas e bem definidas. “Cuidado para não
atirar para todos os lados e ser um profissional mediano. Saiba direcionar bem a
sua carreira”, diz. Mesmo assim, ela diz que há cinco competências gerais que
atendem à demanda do mercado na atualidade. Seja médico ou empresário, o
profissional deve possuir:
- Capacidade de ter empatia: Significa colocar-se no lugar
do outro e entender perfeitamente o que está sendo discutido e requisitado. Com
essa capacidade, a pessoa desenvolve excelência em entregar além do que se
espera dela.
- Habilidade em influenciar as pessoas: Mesmo que o
profissional não tenha um cargo de chefia, essa competência demonstra capacidade
de liderar equipes e persuadir tanto cliente quanto colegas e superiores.
- Saber antecipar fatos e situações: É uma habilidade
puramente estratégica e que possibilita ao profissional mapear o que irá
acontecer no segmento em que atua, tornando-o apto a estar um passo à frente da
concorrência.
- Capacidade de escolha: Competência imprescindível para
saber tomar a decisão certa a qualquer hora. Mesmo diante de imprevistos, é
preciso saber optar com rapidez e precisão o caminho certo.
- Saber controlar as emoções: Para gerir pessoas e mesmo
projetos, é importante não perder o controle e manter-se longe de atitudes
impulsivas. Quem mantém o controle toma atitudes mais responsáveis e coerentes.
Para desenvolver essas competências, antes de tudo é preciso fazer uma
auto-avaliação para mapear suas habilidades e pontos fracos. Além do
feedback de colegas ou superiores, você pode realizar testes psicológicos
ou contratar uma consultoria especializada. Depois, além da iniciativa e
disposição para adquirir as novas competências, você pode fazer cursos
especializados ou procurar um trabalho de coaching com um especialista
para se desenvolver