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Negócios / Empreendedorismo - Coisa de mulherzinha: no mundo das Cervejas Especiais, elas têm vez 

Data: 10/03/2011

 
 

"Depois de dar o treinamento, sempre faço a pergunta: Quem de vocês, ao me ver sentada em uma mesa de bar, pensaria que eu entendo de cerveja? E, então, vem a confirmação: ninguém". Kathia Zanatta é biersommelière, formada pela escola alemã Doemens Akademie e, hoje, ministra treinamentos para brigadas de bares e restaurantes e cursos de Sommelier de Cerveja na ABS (Associação Brasileira de Sommeliers).

"Parece clichê, mas muitas pessoas que vão para uma palestra sobre cervejas, esperam que o palestrante seja um homem barrigudo e de cabelos brancos. Então, apareço eu: mulher, jovem e sem barriga", explica Kathia, quebrando todos os paradigmas. "É a prova de que mulheres conhecem sobre cervejas e que cerveja, na dose certa, não engorda".

De acordo com o dono do e-commerce Cerveja Gourmet, Marcelo Ponci, "mesmo que ainda não na mesma proporção de homens, é crescente o número de mulheres que entendem e gostam de beber. Assim como é grande o número de homens que não sabem distinguir uma Kaiser de uma Bohemia".

O espaço delas
A loja virtual é especializada em cervejas importadas, artesanais e especiais. E é justamente nesse meio que Marcelo acredita que as mulheres se destacam e conquistam seu espaço. "Nosso público alvo não são os bebedores, mas sim, os apreciadores. E nesse universo, as mulheres se encaixam e vão cada vez mais conquistar espaço como experts", destaca.

O público feminino do site é de cerca de 400 mulheres, o que representa 25% a 35% dos usuários ativos cadastrados. As consumidoras costumam adquirir kits para presentes, e as cervejas mais leves – como Pilsner (de R$ 9,95 a R$ 17) e Weizen (R$ 7,8 a R$ 15,47) – e aquelas mais adocicadas – como as Fruitbiers, que têm frutas em sua composição.

Já na rede de quiosques Mr. Beer Cervejas, as mais vendidas para mulheres são a Weihenstephaner (cerveja de trigo com tons adocicado que lembram banana e cravo), por R$ 16,90, a Wells Waggle Dance (tem um rico sabor de mel), por R$ 31,90, e a Floris Kriek (muito perfumada e com sabor de cereja), por R$ 39,90.

Só para mulheres
Apesar de o Brasil destinar as propagandas das cervejas comerciais aos homens, existem cervejarias em países da Europa que lançam produtos exclusivamente para as mulheres. "Não significa que homens não podem beber", explica Kathia.

Um dos exemplos de sucesso é a Eve, da suíça Carlsberg. "Na verdade, é uma bebida mista de cerveja e suco de frutas, com baixo amargor e calorias, servidas em taças tipo flute, como uma champanhe", descreve. O site www.cardinal-eve.ch transmite bem o marketing utilizado.

Ela experimentou essa cerveja nos sabores lichia e maracujá. "Na minha opinião, é realmente ideal para as mulheres que não gostam de cerveja, mas querem acompanhar os amigos ou beber algo saboroso com estilo e preço acessível", avalia.

Cerveja doce
De forma geral, o paladar das mulheres aprecia as cervejas mais adocicadas, explica Kathia, e rejeita o gosto amargo mais do que os homens.

As cervejas de trigo alemã (Weizenbier) e belga (Witbier) são exemplos de bebidas com notas mais frutais e suavemente adocicadas. "A Weizenbier traz aromas que remetem principalmente à banana e especiarias como o cravo. A Witbier é sutilmente cítrica, em função da adição de cascas de laranja na sua composição", detalha a biersommelière.

Ainda há cervejas que trazem notas caramelizadas, amadeiradas, adocicadas ou o próprio teor alcoólico se sobressai ao amargor do lúpulo, como os tipos Old Ales, Brown Ales e Strong Ales.

"Só não podemos esquecer que toda regra tem sua exceção", pondera Kathia, "e algumas mulheres também gostam de estilos mais amargos". Além disso, os gostos se aprimoram com o tempo e com novas experiências sensoriais, o que faz com que elas encontrem seus próprios estilos e rótulos prediletos.

Cerveja com doce
Para as mulheres que não abrem mão de um doce, existem cervejas que armonizam muito bem com os mais variados pratos. "Com a combinação correta, cerveja fica maravilhosa com sobremesa", provoca Kathia.

Entre os exemplos citados pela especialista, estão:

  • Trufas de chocolate com cerveja tipo Belgian Strong Dark Ale.
  • Sorvete de creme com raspas de chocolate meio amargo e cervejas tipo Imperial Stout e Stout.
  • Torta de damasco ou damascos secos com cerveja tipo Belgian Tripel.

Cachaça para meninas?
Hoje, apesar de ainda existir muito preconceito para mudar, as mulheres conquistaram um espaço importante. E, dentro disso, está a criação de produtos tradicionalmente masculinos destinados a elas, seja a cerveja seja a cachaça.

"A linha Ypióca Saborizada reúne produtos voltados, principalmente, às mulheres e aos jovens de 18 a 25 anos, que apreciam bebidas alcoólicas mais suaves", explica a gerente de marketing do Grupo Ypióca, Cynthia Seretti.

Nesse grupo existem as Ypiócas Lemon, feita com suco e essência francesa de limão, e a Red Fruits, produzida com essência francesa de frutas vermelhas. Ambas têm 30% de graduação alcoólica e agradam pelo sabor realçado das frutas, o que lhes deixa mais refrescantes e suaves.

Outra combinação da marca é a Ypióca com Guaraná, com graduação alcoólica de 15%. "É uma bebida feita com o guaraná da Amazônia, uma fruta nativa brasileira, o que realça o poder energético do drinque", acrescenta Cynthia.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Fernanda de Moraes Bonadia
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