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Carreira / Emprego - Reunião em sua empresa é igual ao horário eleitoral? 

Data: 18/08/2010

 
 
Segundo a legislação no Brasil, o horário eleitoral gratuito é exibido, no período eleitoral, simultaneamente em todas emissoras de TV aberta do país. Ele foi instituído pela lei Nº 4.737, de 15 de julho de 1965, que criou o Código Eleitoral Brasileiro. Os horários eleitorais são veiculados em dois períodos na televisão: um das 13h às 13h30m e das 20h30m às 21h. No rádio, é das 7h às 7h30m e das 12h às 12h30.

O horário eleitoral , ao contrario do que muitos pensam não tem nada de gratuito , em 2010 irá custar R$ 851 milhões aos contribuintes, ou seja , 30% a mais do que o governo investe no programa de alfabetização de jovens e adultos anualmente.

Durante os próximos 45 dias, exceto aos domingos então na realidade serão apenas 39 dias os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual vão consumir 65 horas no horário eleitoral gratuito na televisão. Isto significa que serão gastos aproximadamente R$ 13 milhões por hora ou R$ 218,2 mil por segundo no horário eleitoral.

Apesar disso ser , em minha opinião , um absurdo não estou aqui para discorrer sobre política , cito estes fatos apenas para fazer uma correlação do horário político com as reuniões empresariais.

Qualquer cidadão corporativo independente do cargo que ocupa , segmento que atua ou tamanho da empresa já participou de reuniões e percebeu que na maioria das vezes elas são ineficazes , demoradas e cada vez mais presentes em nossa rotina de trabalho.

Existem pesquisas que indicam que 2 cada 3 reuniões são mal direcionadas e por isso muitas vezes improdutiva.

Conheci um executivo que ao final destes eventos dizia que a única coisa que ficou realmente definido foi à data da próxima reunião.

Em muitas empresas os gestores chegam a dedicar mais de 20% do seu tempo em reuniões e como geralmente quanto maior a altitude das pessoas na hierarquia da empresa maior o numero de reuniões que participam , imagine o gasto desperdiçado com reuniões anualmente pelas empresas.

Segundo uma pesquisa da Triad Consulting uma empresa com 100 funcionários que realiza, no mínimo, quatro horas semanais de reuniões, gasta anualmente quase R$ 1 milhão de reais nesses encontros (considerando o valor/hora de cada participante a R$ 50) Se formos otimistas e pensarmos que metade das reuniões não obteve nenhum resultado, é possível afirmar que a cada 100 funcionários a empresa desperdiça anualmente R$ 500 mil!

Os principais problemas apontados para a ineficiência das reuniões são :

  • A miopia ou seja falta de foco por isso defina uma pauta e a envie com antecedência aos participantes evitando acumular muitos assuntos;
     
  • Gente demais , convide apenas as pessoas "chaves" para tratar o assunto , reunião não é evento de popularidade;
     
  • Discussões paralelas de outros assuntos fora da pauta , seja rígido com uso de celulares e conversas isoladas , sempre inicie abordando assuntos mais simples e deixe os mais complexos ou delicados para serem discutidos no final;
     
  • Desrespeito aos horários acordados , geralmente as reuniões demoram mais do que o previsto , o correto é determinar o horário de início e término da reunião e ser organizado para cumpri-los;
     
  • Falta continuidade e implantação dos próximos passos o que leva as pessoas a sair das reuniões com mais problemas do que soluções. Para evitar essa sensação faça um rápido resumo das decisões que foram tomadas , esclareça quais serão os próximos passos e depois repasse a ata para todos os participantes;

Ao exemplo do horário eleitoral , reuniões empresariais , salvo raras exceções , são obrigatórias , desperdiça tempo , custa caro e no final ninguém muda de opinião.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Roberto Recinella
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :