Como fazer o Plano de Marketing do seu Plano de Negócios
1. Estratégia de Marketing
A estratégia pode ser definida como a ciência de planejar e dirigir 
		operações em grande escala, especificamente no sentido de manobrar as 
		forças para as mais vantajosas posições antes de agir. Em Marketing, a 
		estratégia também é muito importante, pois uma Estratégia de Marketing 
		errada pode destruir uma empresa/produto antes mesmo de ser 
		implementada, independente da qualidade do produto/serviço da empresa 
		ser de alta qualidade ou não. Quando se falar em Estratégia de 
		Marketing, deve-se ter em mente os chamados 4Ps do Marketing: Produto 
		(posicionamento), Preço, Praça (Canais de Distribuição) e Propaganda e 
		Promoção. A estratégia de vendas está relacionada diretamente com a 
		Estratégia de Marketing da empresa e procura estabelecer a maneira como 
		irá vender o produto/serviço com a finalidade de converter em
		ações as estratégias estabelecidas. Para isto, se leva em conta os 
		4Ps mencionados: 
2. Produto (Posicionamento) 
O posicionamento refere-se à maneira como os consumidores percebem 
		sua empresa e seu produto em relação à concorrência. Os negócios se 
		encontram agrupados demograficamente da mesma maneira que os indivíduos. 
		Os grupos podem incluir localização geográfica, vendas anuais, número de 
		empregados, número de anos no ramo, setor ao qual pertence o negócio 
		etc. O esforço de posicionamento deve ser realizado no sentido de manter 
		a imagem do produto/serviço no mercado, segundo as políticas de 
		posicionamento previamente estabelecidas. 
3. Preço 
O preço é uma ferramenta efetiva de marketing, pois afeta a demanda, 
		influencia a imagem do produto e pode ajudar a atingir o seu mercado 
		alvo. Ao considerar o preço a ser praticado é importante saber que o 
		preço não deve ser baseado na produção mais alguma margem, como 
		geralmente se faz. O preço depende do valor do seu produto do ponto de 
		vista do consumidor. O preço está relacionado ao benefício percebido 
		pelo consumidor. Faça as seguintes perguntas: 
	- De que maneira são estabelecidos os preços? Existe política de 
			preços? 
			
 
	- Existe concorrência em preços? 
			
 
	- Existe valor percebido pelo consumidor? 
			
 
	- Os preços são baseados nos custos mais margem? 
			
 
	- Porque eles são diferentes dos da concorrência? 
			
 
	- Existe elasticidade de preços (efeito do preço sobre a quantidade 
			demandada) para seu produto? 
 
Existem estratégias de preços categorizadas em três áreas: margem de 
		lucro, vendas e metas de status quo. As estratégias que visam margem de 
		lucro incluem uma determinada porcentagem na sua maximização e podem ser 
		estabelecidas como porcentagem sobre vendas ou como valor em moeda. As 
		estratégias que visam metas de vendas, incluem o estabelecimento de 
		metas de volumes de venda, geralmente são utilizadas para introduzir um 
		novo produto em um novo mercado. As estratégias que visam objetivos de 
		status quo são utilizadas para lidar com a concorrência em mercados 
		amadurecidos, onde o preço é um fator concorrencial determinante. Outras 
		estratégias de preços são utilizadas para atrair o consumidor mediante 
		promoções especiais de preço. Algumas delas são:
	- Descontos 
			
 
	- Cupons de desconto: os cupons podem ser enviados diretamente aos 
			consumidores, através de jornais ou oferecidos nos pontos de vista. 
			Os cupons são utilizados para obter informações específicas dos 
			consumidores, através do preenchimento dos mesmos. 
			
 
	- Descontos em vendas a prazo: são utilizados para as vendas a 
			crédito, mediante a opção de pagamento dentro de um período menor ao 
			oferecido no crédito. Por exemplo: um típico desconto pode ser 
			5/10;30, o que significa que o consumidor pode obter um 5% de 
			desconto se o pagamento é feito dentro de 10 dias, mas normalmente o 
			pagamento é para ser feito em 30 dias 
 
Outros métodos atuais de vendas. Existem outros métodos de vendas 
		baseados na estratégia de segmentação. Geralmente pratica-se:
	- Marketing diferenciado: significa adequar o produto de maneira a 
			vender para dois ou mais segmentos de mercado previamente 
			estabelecidos. Com um mesmo produto, atender-se-ia a vários 
			segmentos de uma maneira diferenciada. 
			
 
	- Marketing concentrado: é a escolha de somente um segmento como 
			mercado alvo. 
			
 
4. Praça (Canais de Distribuição) 
Os canais de distribuição representam as diferentes maneiras pelas 
		quais o produto é colocado à disposição do consumidor. O propósito do 
		processo de distribuição é levar ao consumidor o que ele precisa. 
		Existem duas maneiras de vender o produto: através de vendas diretas e 
		vendas indiretas: Venda direta É a maneira mais usada de distribuição. 
		Uma empresa vende diretamente seus produtos através da sua equipe de 
		vendas e adicionalmente pode ou não controlar o processo de 
		distribuição. Existem
		empresas integradas verticalmente e que gerenciam toda a cadeia 
		produtiva, desde produção de matéria-prima, passando pela produção até a 
		distribuição. Outras empresas são integradas até a produção, deixando os 
		canais de distribuição em mãos de terceiros mediante vendas indiretas. 
		Existem vantagens e desvantagens ao controlar os canais de distribuição, 
		em função do grau de eficiência de cada empresa. Para algumas pode ser 
		vantajoso controlar a distribuição; para outras pode ser vantajoso 
		terceirizá-la. Venda indireta A venda indireta é realizada usando a 
		estratégia de canais de distribuição. A empresa pode vender sua produção 
		ao atacadista, que por sua vez vende ao varejista e ele ao consumidor 
		final. A empresa também pode vender simultaneamente ao atacadista, 
		varejista, distribuidor e representante, usando diferentes preços 
		dependendo da estratégia de canal utilizada. 
5. Propaganda e Promoção 
Fazer propaganda significa enviar diferentes mensagens a uma 
		audiência selecionada, com o propósito de informar os consumidores, 
		através da utilização de diferentes veículos de comunicação, como rádio, 
		TV, mala direta, outdoors, Internet, displays em pontos de venda etc. A 
		vantagem da propaganda é a possibilidade da mensagem chegar ao mercado 
		alvo em grande escala. O custo da propaganda é bastante elevado, 
		portanto avalie se existe o propósito de fazer chegar a mensagem a um 
		grande público. Promoção A promoção é um estímulo ao
		marketing utilizada para gerar demanda do produto ou serviço. O 
		propósito da promoção é poder dizer ao público que você tem aquele 
		produto ou serviço que satisfaz a demanda do consumidor. Os objetivos da 
		promoção são: 
	- Informar 
			
 
	- Persuadir 
			
 
	- Lembrar 
 
Alguns resultados que podem ser obtidos da promoção incluem: Aumento 
		nas vendas Aumento na participação de mercado Melhora da imagem da marca 
		Aumento do conhecimento do seu negócio Identificação de vantagens 
		competitivas Preparação do terreno para vendas futuras Venda Pessoal É 
		conhecida como venda pessoa a pessoa. A principal vantagem da venda 
		pessoal é a de permitir uma comunicação em duas vias entre o 
		representante de vendas e o cliente. Promoção de Vendas É a técnica de 
		vendas que inclui outros tipos de promoção como apresentação de 
		vídeo-tapes, demonstrações, brindes etc. O sucesso não depende somente 
		da maneira como se promove o negócio, também da mensagem promocional. 
		Publicidade Publicidade é a informação sobre seu produto, a empresa ou 
		serviço. Não necessariamente corresponde a uma mensagem direta para o 
		consumidor potencial. Geralmente a publicidade não é um serviço pago 
		diretamente pela aparição indireta de diferentes meios publicitários ou 
		eventos a um público que não necessariamente faz parte do mercado-alvo 
		mas pode de alguma maneira ficar informado sobre a existência dos seus 
		produtos. 
6. Projeção de Vendas 
A projeção de vendas deve ser feita tendo como base a análise de 
		mercado e a estratégia de marketing da empresa. Dessa forma, essa 
		projeção será mais realista e terá maior probabilidade de ocorrer 
		conforme o planejado. Deve-se atentar para o fato da sazonalidade, 
		quando esta influi nas vendas, como por exemplo, empresas que vendem 
		enfeites natalinos. Portanto, uma boa forma de se efetuar projeções de 
		vendas é através de projeções mensais em termos de volume de vendas e os 
		preços praticados.