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Negócios / Empreendedorismo - Sua empresa está pronta para incluir o diferente? 

Data: 22/06/2010

 
 
Esse novo desafio de pesquisa tem demonstrado que, além de simplesmente compreender a diversidade, é preciso gerenciá-la, e isso é requer mais do que um belo discurso.

O que é diversidade?

Diversidade é a existência de pessoas com identidades grupais diferentes dentro do mesmo grupo ou sistema social. Podemos compreender que no ambiente de trabalho a legalidade agiu como fomento inicial para diversidade.

Alinhando pessoas e empresa...

Deve ser reconhecido que gerenciar a diversidade é muito mais do que criar oportunidades "iguais" de trabalho nas organizações: é preciso promover o alinhamento dos interesses das pessoas com os interesses da empresa, gerenciando a cultura organizacional de forma a permitir que o potencial que reside tanto nas similaridades e quanto nas diferenças existentes entre os colaboradores contribua para um melhor resultado da empresa.

Na prática, o que vem sendo feito?

Os resultados de algumas recentes pesquisas que se propuseram a verificar a coerência entre o discurso e as práticas em algumas empresas têm sido, entretanto, desanimadores: o fato de as empresas brasileiras contratarem indivíduos diferenciados não significa que os estejam tratando de forma igualitária. Essas pesquisas revelam discrepâncias entre o dito e o feito pelas organizações, entre a modernidade do discurso e o conservadorismo das práticas.

Gestão da diversidade...

Para as lideranças responsáveis pela gestão da cultura organizacional, uma mensagem: a adoção de políticas de diversidade sem uma base verdadeiramente ética, sem o comprometimento da alta direção e sem considerar os demais atores do processo é em si apenas uma aquiescência à pressão institucional ou política, e não somente passa ao largo dos benefícios possíveis da diversidade cultural como pode ser nociva aos resultados da organização, ao passar para os colaboradores mensagens constantes de inconsistência entre práticas e discursos.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Rodrigo Faccin
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